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IBOPE realiza pesquisa sobre Receita Estadual: clientes avaliam positivamente os serviços
Numa parceria entre a Receita Estadual e o Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RS foi realizado nesta semana, seminário no âmbito do Projeto Brasil-Canadá. O Secretário Paulo Michelucci, representando o Governador Germano Rigotto, falou dos avanços em temas desenvolvidos entre técnicos de tributação do Rio Grande do Sul e do Canadá nas áreas de Auditoria Informatizada das Grandes Empresas, Atendimento ao Contribuinte, Educação Fiscal e Fortalecimento da Sociedade Civil.
Na ocasião, foi divulgada a pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2004, patrocinada pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional – CIDA e a Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá – APFF, onde 82% dos entrevistados qualificaram como “boa” ou “muito boa” a qualidade dos serviços fornecidos pela Receita Estadual gaúcha, superior a média dos dez estados brasileiros participantes do Projeto Brasil-Canadá, incluído o RS, que recebeu a avaliação “boa” ou “muito boa” de 74% dos entrevistados.
Contadores e advogados da área tributária compuseram o público alvo da pesquisa. A lista dos profissionais foi fornecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. A sondagem indicou que o público, especializado e com grande experiência na área fiscal, utiliza, em média, quatro dias por semana os serviços oferecidos pelo fisco estadual.
Os resultados foram “extremamente positivos” segundo relato de Newton Guaraná, coordenador do projeto no Estado. Ele destacou também que, entre os entrevistados, a maioria prefere utilizar a Internet como meio de se relacionar com a Receita Estadual. “Isto vem ao encontro das ações que estamos desenvolvendo dentro do plano de gestão da Secretaria da Fazenda, como o ICMS Eletrônico e a ampliação dos serviços oferecidos pelo Auto-atendimento no site da Sefaz”, disse Luiz Antônio Bins, diretor do Departamento da Receita Pública Estadual.
Veja abaixo, os pontos da pesquisa do IBOPE no RS:
Serviços oferecidos pela Sefaz: avaliação Boa ou Muito boa de 82% dos entrevistados
Qualidade da informação: respostas adequadas sempre ou na maioria das vezes para 88% dos entrevistados
Maior participação em atividades de qualificação em parceria com a Sefaz: 90% dos entrevistados acredita na organização conjunta de eventos
Qualidade na elaboração da peça fiscal: 83% dos entrevistados concordam que o auto de infração, além de claro e objetivo, observa as exigências legais
Qualidade, em geral, dos serviços oferecidos pela Sefaz, durante uma auditoria no estabelecimento: avaliação Boa ou Muito boa para 79% dos entrevistados
Auditoria fiscal: 80% dos entrevistados concordam que o auditor da Sefaz se apresenta de maneira cordial, indicando claramente os objetivos da sua visita
Serviços disponibilizados pela Sefaz para orientação sobre a tramitação do processo administrativo fiscal/tributário: avaliação Bons ou Muito bons por 78% dos entrevistados
Na ocasião, foi divulgada a pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2004, patrocinada pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional – CIDA e a Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá – APFF, onde 82% dos entrevistados qualificaram como “boa” ou “muito boa” a qualidade dos serviços fornecidos pela Receita Estadual gaúcha, superior a média dos dez estados brasileiros participantes do Projeto Brasil-Canadá, incluído o RS, que recebeu a avaliação “boa” ou “muito boa” de 74% dos entrevistados.
Contadores e advogados da área tributária compuseram o público alvo da pesquisa. A lista dos profissionais foi fornecida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. A sondagem indicou que o público, especializado e com grande experiência na área fiscal, utiliza, em média, quatro dias por semana os serviços oferecidos pelo fisco estadual.
Os resultados foram “extremamente positivos” segundo relato de Newton Guaraná, coordenador do projeto no Estado. Ele destacou também que, entre os entrevistados, a maioria prefere utilizar a Internet como meio de se relacionar com a Receita Estadual. “Isto vem ao encontro das ações que estamos desenvolvendo dentro do plano de gestão da Secretaria da Fazenda, como o ICMS Eletrônico e a ampliação dos serviços oferecidos pelo Auto-atendimento no site da Sefaz”, disse Luiz Antônio Bins, diretor do Departamento da Receita Pública Estadual.
Veja abaixo, os pontos da pesquisa do IBOPE no RS:
Serviços oferecidos pela Sefaz: avaliação Boa ou Muito boa de 82% dos entrevistados
Qualidade da informação: respostas adequadas sempre ou na maioria das vezes para 88% dos entrevistados
Maior participação em atividades de qualificação em parceria com a Sefaz: 90% dos entrevistados acredita na organização conjunta de eventos
Qualidade na elaboração da peça fiscal: 83% dos entrevistados concordam que o auto de infração, além de claro e objetivo, observa as exigências legais
Qualidade, em geral, dos serviços oferecidos pela Sefaz, durante uma auditoria no estabelecimento: avaliação Boa ou Muito boa para 79% dos entrevistados
Auditoria fiscal: 80% dos entrevistados concordam que o auditor da Sefaz se apresenta de maneira cordial, indicando claramente os objetivos da sua visita
Serviços disponibilizados pela Sefaz para orientação sobre a tramitação do processo administrativo fiscal/tributário: avaliação Bons ou Muito bons por 78% dos entrevistados