Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Inativos devem atualizar dados cadastrais a partir de agosto

Inativos devem atualizar dados cadastrais a partir de agosto

Começa em agosto a atualização do cadastro dos servidores inativos do Estado. O processo que deve acontecer até novembro, é a primeira medida necessária à implantação do novo Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos e Folha de Pagamento do Estado, o RHE. A atualização dos inativos foi anunciada na manhã de hoje pelos Secretários de Estado da Fazenda Paulo Michelucci Rodrigues e da Administração e dos Recursos Humanos Jorge Gobbi.

Conforme explicou o diretor do Departamento da Despesa Pública Estadual, Sérgio Rotta, os aposentados terão datas específicas para procurar o banco. A fórmula estabelecida pela Despesa Estadual para não causar transtornos foi a de dividir o universo de aposentados pelo período de recadastramento, tendo como base a primeira letra do nome. Assim, neste primeiro mês, devem atualizar seus registros os inativos da letra A até D.  Munidos de cópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência, o inativo deverá se dirigir à agência do Banrisul por onde recebe seus proventos. Lá, um documento previamente preenchido com os dados constantes no cadastro da Fazenda e do banco será fornecido pelos atendentes e caberá ao correntista/inativo a revisão das informações. Se houver erro na grafia do nome, ou troca de enderece e telefone, as alterações serão feitas de forma manual e depois lançadas no sistema.

Ele destaca que se houver a impossibilidade do aposentado, seja por motivo de doença ou viagem, de comparecer ao Banrisul, o recadastramento prevê alternativas, como a utilização de uma procuração. Os casos serão analisados de forma individual. Rotta diz ainda que esta será a primeira atualização. “A partir do segundo semestre de 2006, todos os anos os inativos deverão rever seus dados, no mês em que completarem aniversário, e junto à agência do Banrisul onde recebem”, explica.

Para o Secretário da Fazenda Paulo Michelucci Rodrigues, o projeto integra uma ampla reforma estrutural por que passa o Estado, à qual faz necessária a incorporação de uma tecnologia que possa gerenciar desde o recrutamento até o final da atividade do servidor, permitindo maiores vantagens ao Estado, servidor e sociedade. Já o Secretário da Administração, Jorge Gobbi, destacou que a mudança provocada pelo novo sistema não será aproveitada somente por esta gestão e que faz parte do projeto do Governo Rigotto, no eixo de modernização da administração pública.

Escala por correspondência alfabética:

De A até D – de 1º a 25 de agosto

De E até K - de 1º a 25 de setembro