Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 31 de maio
RSS
Notícias
Publicação:

Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 31 de maio

-
- - Foto: Divulgação Sefaz

A medida não se aplica aos pensionistas no grau de filho estudante e equiparados.

 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado – DOE-e desta quarta-feira, 30 de março de 2021, a Instrução Normativa IPE Prev nº 03/2022, que prorroga, até o dia 31 de maio de 2022, a dispensa da realização do recadastramento anual/prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul (RPPS/RS).

Desta forma, sem prejuízo do recebimento de seus benefícios, os inativos e pensionistas aniversariantes de abril e maio não precisam realizar a prova de vida em 2022.

 

Prova de vida por reconhecimento facial – EM FASE DE TESTES

Desde janeiro de 2022, o Governo do Estado disponibilizou, em fase de testes exclusivamente para pensionistas, o serviço da prova de vida por reconhecimento facial pelo App Servidor RS. A nova ferramenta proporciona que o pensionista possa realizar sua prova de vida pelo celular, sem necessidade de deslocamento ou envio de documentos, modernizando e agilizando o recadastramento anual.

Os pensionistas que estiverem em seu período de recadastramento (atualmente os aniversariantes de março e abril), podem acessar o APP Servidor RS e realizar sua prova de vida, para já se familiarizarem com a nova tecnologia. A prova de vida concluída pelo App será válida, mas caso o pensionista não consiga concluir o recadastramento, sua situação continuará regular, não tendo seu pagamento suspenso. Clique aqui e acesse as orientações detalhadas para realizar o teste.

A expectativa é de que os testes sejam ampliados aos inativos em breve e que a partir de 1º de junho esteja disponível a prova de vida por reconhecimento facial para todos os inativos e pensionistas.

 

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda