Despesa Estadual faz balanço da primeira folha paga com o RHE
Após pagar a primeira folha do funcionalismo com o novo sistema RHE – Recursos Humanos do Estado, o Departamento da Despesa Pública Estadual, da Secretaria da Fazenda, está contabilizando sucessos e algumas divergências. Entre os pontos positivos destacados está a incorporação automática de vantagens aos servidores que se aposentam. Anterior ao RHE, esta incorporação poderia levar mais tempo que o processo de desligamento do funcionário com suas atividades na ativa, e conseqüente demora no pagamento das vantagens, explica o diretor do DDPE, Sérgio Dias Rotta.
Quanto às divergências apontadas no balanço que iniciou nesta segunda-feira, a Despesa Estadual constatou diferenças no pagamento de vantagens a alguns servidores. “Para estes casos estamos preparando uma folha especial que será liberada, a princípio, no próximo dia 13. Demais casos serão tratados um a um e poderão ser pagos imediatamente, devendo que o servidor contate conosco”, disse Rotta.
A constatação de eventuais divergências no pagamento, feitas pelos servidores é considerada fato positivo nesta fase de implementação do RHE. Conforme Sérgio Rotta, com o novo modelo de contracheque, as informações são mais claras, facilitando a constatação de inconsistências a maior ou a menor. Ele destaca ainda, que também nesta folha considerada excepcional, houve o pagamento de uma parcela de 3% do reajuste aos servidores, concedido em dezembro de 2004.