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Inativos do Poder Executivo devem atualizar dados a partir de 1º de janeiro

Dando seqüência à implementação do sistema Recursos Humanos do Estado – RHE, a  partir de janeiro de 2007, ingressa na rotina dos 110 mil servidores inativos do Poder Executivo a realização da atualização dos dados cadastrais junto à Secretaria Estadual da Fazenda, sempre no mês do seu aniversário. A dinâmica, realizada em 2005, passa a se repetir todos os anos, sendo obrigatória a apresentação dos documentos originais na agência do Banrisul onde o servidor recebe seus proventos. Quem não realizar a atualização poderá ter os vencimentos suspensos.

Para quem realizou a atualização em 2005, não é mais necessária a cópia dos documentos, apenas apresentar os originais. Será feita uma conferência pelos atendentes no Banrisul. A exceção fica por conta de servidores que necessitem alterar novamente algum dado, como residência.

Os servidores que não puderem comparecer na agência do Banrisul onde recebem seus proventos, por doença grave ou incapacidade de locomoção, podem realizar a atualização por meio de uma procuração especial com fim específico. Já para os servidores que residem em localidades onde não há agências do Banrisul, será possível se atualizar preenchendo um formulário específico, encaminhar a cópia da documentação pelo Correio.

Em 2005, quando a Sefaz realizou a primeira atualização cadastral já com o sistema Recursos Humanos do Estado em implantação, foi estimada a verificação de dados de mais de 101 mil pessoas. Os dados que não coincidiram foram comparados aos da Receita Federal. Ainda serão revisados registros junto à Secretaria da Justiça e Segurança Pública, para correta identificação dos servidores. Tais acertos de dados se referem à data de nascimento, abreviações de nomes, correção de grafia de sobrenomes, inclusão de filiação e revisão de CPFs.

Com o intuito de facilitar o acesso ao Banrisul e evitar filas, os servidores inativos do Poder Executivo poderão procurar a agência onde recebem seus proventos, além do mês do aniversário, no mês anterior e no posterior, tendo assim, até 90 dias para efetuar a atualização cadastral. A partir de 1º dezembro deste ano, o Banrisul estará apto a receber o servidor que aniversaria em janeiro 2007. A decisão de ampliar o prazo serve também para atender a demanda de quem deverá viajar no período de férias. Maiores informações pelo site www.sefaz.rs.gov.br.

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Secretaria da Fazenda