IPVA 2007: pagamento inicia no dia 11, sem reajuste na tabela.
A partir da próxima segunda-feira, dia 11, os proprietários de veículos podem iniciar o recolhimento do IPVA 2007 e aproveitar descontos que podem chegar a 24,9%. A tabela de valores do IPVA 2007 assegura a todos os contribuintes um valor de imposto a ser pago inferior ao recolhido em 2006. Além da não incidência da UPF e das vantagens da lei do bom motorista, quem quitar o IPVA 2007 até 2 de janeiro terá um desconto de 9% .
Assim como em anos anteriores, a Secretaria Estadual da Fazenda oferece vantagens, também ao proprietário que decidir pagar o IPVA após 2 de janeiro, à vista ou em três parcelas, em janeiro, fevereiro e março. Contudo, nestes casos já incidirá a variação da UPF e o desconto se reduz para 7%, 5% e 3% em cada parcela.
Para calcular o valor a ser pago, o proprietário não deve somar os percentuais para depois aplicá-lo ao valor total. É preciso, em primeiro lugar, aplicar os descontos da lei do bom motorista, para depois, sobre o saldo, aplicar os outros descontos. Já sobre o percentual da UPF que reajustará o valor do imposto a partir de janeiro deverá ser conhecido em 29 de dezembro, mas que a estimativa é de que fique em torno de 3%.
O diretor da Receita Estadual, Luiz Antônio Bins destacou que estimativa de arrecadação com o IPVA 2007 é de R$ 825 milhões e que a inadimplência deve ficar abaixo de 2%, considerando a média dos últimos seis anos. “É a menor em todo o país”, disse ele. A frota total de veículos no Rio Grande do Sul é de 4.086.574. Destes, 2.223.743 pagam IPVA. O restante recebe algum tipo de isenção, como os veículos com mais de 20 anos.
Bins ressaltou ainda que a sistemática de cobrança do IPVA trás muitas facilidades ao contribuinte. “Hoje é possível receber a carta da Receita por e-mail, pagar através da internet e ainda receber, também pelo correio eletrônico, a confirmação de que o pagamento foi efetuado e aguardar pelo Correio, a chegada do licenciamento na residência”, enumerou.
Além do BANRISUL, os proprietários de veículos podem quitar o IPVA na rede Bradesco e os clientes do Banco do Brasil podem fazer o Débito em conta.
Abaixo, o calendário de pagamento e as tabelas para quitação a partir de abril.
De 11 de dezembro a 2 de janeiro – sem incidência de UPF e com 9% de desconto*
Pagamento integral ou parcelado:
Integral ou 1ª parcela – de
Integral ou 2ª parcela – de 1º a 28 de fevereiro – 5% de desconto*
Integral ou 3ª parcela – de 1º a 30 de março – 3% de desconto*
* O desconto da lei do bom motorista, entre 10% e 15% incide em todo o calendário de pagamento. Para garantir os 15% de desconto, o motorista não deve ter multas lançadas no sistema do DETRAN entre 01/11/04 e 31/10/06. Já para garantir 10%, o período sem multas deve ser de 01/11/05 a 31/10/06.
Tabelas de pagamento em parcela única, sem descontos (exceto os da lei do bom motorista)