Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > CAGE retoma a estruturação de seu Escritório de Projetos e Processos
RSS
Notícias
Publicação:

CAGE retoma a estruturação de seu Escritório de Projetos e Processos

-
- - Foto: Ascom Sefaz-CAGE

Com o início da execução do contrato de consultoria técnica especializada para a gestão estratégica da CAGE e demais áreas da Secretaria da Fazenda, durante o mês de janeiro, a CAGE recuperou a iniciativa de estruturação de seu Escritório de Projetos e Processos (EPP/CAGE).

Sob a coordenação do auditor do Estado Marcos de Oliveira Ramos, os consultores da empresa contratada iniciaram o primeiro ciclo de trabalho que envolveu a ideação do projeto e elaboração do plano anual de trabalho, composto, essencialmente, pelas etapas, entregas, cronogramas e planejamento detalhado de cada ciclo de trabalho. A elaboração do plano anual contemplou o planejamento e execução de uma série de reuniões de diagnóstico com representantes de todas as divisões e Gabinete da CAGE e com membros das equipes dos projetos em andamento, com vistas a capturar a percepção dos participantes da ação em relação ao estágio atual da CAGE quanto à gestão de projetos e processos para dar um direcionamento de atuação do EPP/CAGE a fim de que seja agregado o máximo de valor às áreas de negócio do órgão.

Para Marcos de Oliveira Ramos, a estruturação do Escritório de Projetos e Processos representa um avanço em direção a uma CAGE mais integrada e eficiente na sua constante busca pela evolução e modernização da forma como atua no cumprimento das suas competências. “O EPP tem o potencial de fomentar o compartilhamento de ideias, comunicação e sinergia entre as áreas no âmbito dos projetos transversais e ações estratégicas, bem como, trazer ganhos operacionais e eficiência nos processos da casa com uma atuação “fim a fim” na sua cadeia de valor e estimulando a utilização de melhores práticas em gestão de processos”, destaca o auditor do Estado.

As próximas macro etapas do projeto, ao longo do seu primeiro ano, envolvem a definição da estratégia de atuação do Escritório, o desenho de um processo de governança de projetos a ser implementado, inicialmente, aos projetos em andamento e, em uma 2ª onda, a novos projetos. E permeando todas as etapas, está previsto a elaboração e execução de um plano de comunicação de todos os projetos acompanhados pelo EPP/CAGE.

Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, adjunto da CAGE para Assuntos de Gestão e Relações Institucionais, ressalta que “o início dos trabalhos, registra um importante passo, visando o atendimento das necessidades de criação do EPP, e o seu efetivo funcionamento, além de aderente às práticas atuais de gestão, foi uma das ações propostas no âmbito do Projeto Reestruturação da CAGE para modernizar a atuação da CAGE e, com isso, fortalecer e otimizar o sistema de controle interno do Estado do Rio Grande do Sul”.

Participaram da reunião de trabalho ainda os auditores do Estado Andrea Buhl da Silva e Marcus Guttler Pizzato.

Texto: Ascom Sefaz-CAGE

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda