Governo gaúcho apresenta medidas de ajuste à STN
O secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, e do Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (14/02), em Brasília, com o Secretário do Tesouro Nacional, Tarcísio Godoy, para fazer uma apresentação preliminar do esforço fiscal do governo do Estado.
Segundo Aod Cunha, a partir dessa primeira reunião, o governo gaúcho vai definir uma agenda de trabalho a fim de verificar ações que poderão ser encaminhadas em cooperação com o Tesouro Nacional, “que também tem interesse em acompanhar os esforços para o equilíbrio das finanças”.
O secretário reiterou que os dois encontros que manteve hoje em Brasília – o primeiro foi às 10h30min com o Banco Mundial (Bird) – tiveram como objetivo mostrar o firme comprometimento do Estado em realizar um ajuste fiscal que garanta a manutenção dos serviços públicos e recupere a capacidade do Estado de realizar novos investimentos. Lembrou que o atual governo tem convicção de que é preciso uma série de ações para a recuperação do equilíbrio orçamentário.
Entre as medidas apresentadas pelos secretários à STN para melhoria da gestão pública estão a redução do gasto, as propostas para incremento da receita, o esforço para o pagamento em dia da parcela da dívida com a União - evitando custos adicionais pelo atraso, que, em 2006, representaram cerca de R$ 500 milhões -, além de uma série de iniciativas para a modernização da gestão pública.