Sorteio do “A Nota É Minha” será nesta sexta-feira
O Governo do Estado realiza, nesta sexta-feira (16), o sorteio da 12ª série do Programa A Nota é Minha, às 11h, no pátio do Colégio Pão dos Pobres, na Rua da República, 801, em Porto Alegre. Concorrem aos prêmios os consumidores que trocaram seus documentos fiscais por cautelas em entidades cadastradas vinculadas à área da saúde, educação e assistência social, no último trimestre do ano passado.
Os prêmios sorteados serão cinco automóveis, cinco motocicletas, dez televisores de 29 polegadas e 10 computadores. Além desses, há prêmios extras, que incluem outros dois automóveis, uma moto, quatro televisores e sete computadores.
O governo estadual vai manter e aperfeiçoar o Programa Solidariedade, que prevê as ações do “A Nota é Minha” e do “Nota Solidária”. No primeiro caso, os consumidores juntam notas fiscais ao fazer as compras em lojas, restaurantes, minimercados e livrarias, por exemplo, e trocam por cautelas em entidades credenciadas. A cada 30 notas, o consumidor tem direito a uma cautela.
Já as entidades cadastradas digitam as notas num sistema eletrônico, informando à Secretaria da Fazenda sobre os documentos entregues. Assim, passam a concorrer a prêmios em dinheiro para investimentos em obras, aquisição de equipamentos ou melhorias nas suas sedes.
A manutenção do programa Solidariedade pelo governo Yeda Crusius visa conscientizar a comunidade sobre a importância de pedir a nota fiscal e permitir a entidades vinculadas às áreas da saúde, educação e assistência social uma maior aproximação com a comunidade e também o retorno em forma de prêmios em dinheiro. Além disso, o Programa Solidariedade será um dos instrumentos da estratégia de promover a conscientização fiscal, buscando reduzir a evasão de divisas e ampliar a receita.
A decisão de manter o calendário dos sorteios e de entrega de prêmios também valoriza o esforço de todos os consumidores e das entidades que juntaram os documentos fiscais no final do ano passado e que agora poderão ser beneficiados. Os gaúchos podem continuar juntando as notas para novos sorteios, mesmo com as avaliações que estão sendo feitas para melhoria do Programa Solidariedade, em especial para incentivar a coleta de notas em estabelecimentos que não costumam oferecer a nota fiscal aos clientes de forma espontânea.