Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Toma posse nova diretoria do Banrisul

Toma posse nova diretoria do Banrisul

Com uma grande participação de empresários, políticos e convidados, tomou posse, nesta quinta-feira (12), a nova diretoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Assumiram o presidente, Fernando Guerreiro de Lemos, e, como diretores, Carlos Tadeu Agrifóglio Vianna, Luiz Valdir Andres, Paulo Roberto Garcia Franz, Ricardo Richiniti Hingel, Rubens Salvador Bordini e Urbano Schmitt.
          Os nomes foram indicados, no dia 5 de fevereiro, pela governadora Yeda Crusius e aprovados, por unanimidade, no dia 28 de março, pelo plenário da Assembléia Legislativa e pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle do Legislativo, no dia 22 de março. O Banco Central do Brasil aprovou os integrantes da nova diretoria no último dia 9.
          Representando a governadora, o secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, destacou o Banrisul como "um símbolo poderoso da capacidade do estado comprometido com a sociedade em planejar o futuro e dar respostas à população". Um banco público bem gerido, como o Banrisul, disse ele, pode fazer frente aos desafios de mercado e à concorrência do setor privado.
          Aod Cunha lembrou que nos últimos anos o Banrisul tem mostrado que é capaz de enfrentar os bancos privados, com liderança e com indicadores de rentabilidade e expansão da sua carteira de crédito e bons serviços. "Além disso, o banco cumpre compromissos com a economia do estado e com os gaúchos.       Essa é uma missão que a governadora Yeda Crusius quer manter e fortalecer", acrescentou o secretário.
         O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a importância do Banrisul com dados. "Seu patrimônio líquido saltou de R$ 700 milhões para R$ 1,3 bilhão, os resultados do banco acumulados nos últimos quatro anos ultrapassaram R$ 1,3 bilhão. O banco é hoje o quarto maior conglomerado econômico do Estado, quer público, quer privado, e movimenta 25% do Produto Interno Bruto do RS".
        Segundo a exposição do presidente, o Banrisul atende cerca de 3 milhões de pessoas. "O desafio que nos aguarda e aos novos diretores, que são homens de mercado, públicos e competentes é o segundo passo determinado pela governadora Yeda Crusius: o fortalecimento do Banrisul como banco público".
         Ocorrido na sede do banco em Porto Alegre, o ato reuniu centenas de pessoas. Pelo governo, estiveram também os secretários chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia e o da Agricultura, João Carlos Machado. Compareceram ainda o presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, e parlamentares.