Secretaria da Fazenda reúne empresas em fase de implantação da Nota Fiscal Eletrônica
Cerca de 50 representantes de quinze empresas em processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica participaram, nesta segunda-feira (16), na Secretaria Estadual da Fazenda, de reunião para detalhar o processo de credenciamento e adesão ao sistema.
O processo de implantação do Programa de Nota Fiscal Eletrônica divide-se em três fases. A primeira fase é a de testes técnicos, de adaptação dos sistemas da empresa à NF-e; a segunda é a de emissão paralela, na qual há convivência dos dois sistemas de emissão de notas, o tradicional e o eletrônico. E na terceira fase a empresa credencia-se a emitir NF-e válidas para suas operações. Entre as empresas participantes da reunião que estão em fase de credenciamento ou de implantação da NF-e estão grandes grupos dos segmentos metal-mecânico, de combustíveis, bebidas e calçados, entre outros .
O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, lembra que a Secretaria da Fazenda está ampliando a utilização Nota Fiscal Eletrônica e mantendo contatos com várias empresas para ampliar o uso da tecnologia. “Mais de 500 empresas estão sendo comunicadas para aderir ao processo que, ao substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, simplifica as obrigações e permite o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco”, afirma Grazziotin.
A Secretaria da Fazenda já autorizou a emissão de cerca de 260 mil Notas Fiscais Eletrônicas. Esta marca representa mais de 60% das notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil, mantendo o Rio Grande do Sul em primeiro lugar na quantidade de documentos autorizados.