Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda toma posse de área para ampliação do Posto Fiscal de Iraí

Fazenda toma posse de área para ampliação do Posto Fiscal de Iraí

A Secretaria Estadual da Fazenda tomou posse, nesta terça-feira (17), de área com benfeitorias que possibilitará a ampliação do Posto Fiscal de Irai, depois de cinco anos de negociações. O processo de desapropriação de construção vizinha ao Posto Fiscal, localizada em terreno com 2,5 mil metros quadrados, teve um investimento de R$ 96 mil do Governo do Estado. A aquisição era importante porque o atual posto não tem espaço suficiente para o estacionamento de caminhões e para a adequada conferência de cargas, sendo essa uma das principais deficiências das instalações atuais.
Com a posse do imóvel, a Receita Estadual terá condições de transferir, dentro de aproximadamente 30 dias, o posto atual para o prédio existente na nova área. Em parceria com a prefeitura de Iraí, a construção será adaptada para melhor atender o público e oferecerá instalações mais adequadas aos 32 fazendários e 15 Policiais Militares Estaduais que atuam 24 horas no local.
Segundo Mário Luis Wunderlich dos Santos, chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Estadual, a posse do imóvel possibilitará a continuidade do processo de ampliação e modernização do Posto Fiscal de Iraí, um dos mais importantes pontos de trânsito de cargas na divisa com Santa Catarina, localizado na BR 386.
O Posto é a rota natural da madeira vinda do norte do país e da carne trazida de outros Estados, por exemplo. Também é a principal entrada dos ônibus que vêm de Ciudad del Este, no Paraguai, que, em conjunto com a Receita Federal, são abordados e verificados. Também é utilizado para operações conjuntas com a Secretaria da Agricultura e outros órgãos públicos.
 Quanto aos resultados da fiscalização no local, são lavradas, em média, 230 autuações por mês, que resultam numa produção fiscal média de R$ 800 mil.
 De acordo com o Delegado de Trânsito de Mercadorias da Receita Estadual, Rogério Thudium, o Rio Grande do Sul tem uma das melhores estruturas de postos fiscais do país, sendo importante o contínuo investimento na sua melhoria:
- O Estado conta com 24 pontos de fiscalização, sendo 21 de divisa e três estratégicos. Desses, 15 são permanentes, funcionando de forma ininterrupta. Ao longo da divisa de 500 quilômetros com Santa Catarina, a Receita Estadual tem 21 postos, ou seja, um posto a cada 23,8 quilômetros. Dos Postos de maior porte, Iraí era o que se encontrava em pior situação, daí a importância do investimento realizado. O próximo passo será a elaboração de projeto de engenharia da área de conferência de cargas, que será dotada de depósito e de áreas de apoio à fiscalização.

Fazenda toma posse