Secretaria da Fazenda recebe representantes do setor coureiro gaúcho
O secretário adjunto da Fazenda, Ricardo Englert, o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziottin, e o diretor adjunto da Receita Estadual Claudionor Barbosa receberam na manhã desta terça-feira representantes do setor coureiro gaúcho.
Durante a reunião, os empresários falaram sobre as oportunidades que o couro acabado no Estado pode encontrar em mercados internacionais nos próximos anos, em especial pelo valor agregado ao produto. Também discutiram questões tributárias, como os créditos de ICMS e a retenção dos recursos do IPI por parte do governo federal.
O secretário Ricardo Englert disse que a Secretaria da Fazenda está buscando soluções conjuntas com os setores para garantir a competitividade e os investimentos que as empresas precisam fazer para qualificar seus produtos e que o governo está liberando os créditos de ICMS a partir de uma sistemática que foi negociada com diversos setores no início do ano. O secretário disse que a Receita Estadual vai analisar as principais demandas de cada empresa e buscar soluções específicas que possam ter impacto positivo para o setor, de acordo com as restrições financeiras do Estado.
Em reunião com a governadora Yeda Crusius, na última segunda-feira, representantes da indústria coureiro-calçadista apresentaram as dificuldades do setor, cujas principais questões estão sendo discutidas no Comitê Setorial do Couro e do Calçado, do qual participam as secretarias de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e da Fazenda.