Consulta à margem consignável é um dos serviços mais acessados no app Servidor RS
Lançada há 15 dias, funcionalidade já contabiliza mais de 9 mil interações
Nos seus primeiros 15 dias em funcionamento, a consulta à margem consignável tornou-se uma das ferramentas mais acessadas do aplicativo Servidor RS. A solução, lançada em 30 de setembro, para auxiliar na organização financeira, atraiu mais de 700 novos usuários para o app e já obteve 9,18 mil interações, chegando, na última sexta-feira (11), ao pico de 1,3 mil visualizações em um único dia.
O serviço proporciona aos servidores, de modo ágil e seguro, a possibilidade de verificar sua situação em relação às consignações. A consulta funciona como uma espécie de conta corrente: mostra o total disponível para consignações com base na folha salarial líquida e, ao descontar as operações já contratadas, apresenta, em tempo real, o saldo disponível para novas autorizações. A funcionalidade não é dirigida a consignações obrigatórias, como contribuições previdenciárias (INSS e IPE Prev), imposto de renda e pensões alimentícias.
Em alguns casos, o resultado da pesquisa pode exibir saldo zerado ou até mesmo negativo. Isso se deve ao Decreto 57.241/2023, vigente a partir de abril de 2024, que trouxe limites às consignações em folha de pagamento, buscando evitar o alto endividamento do funcionalismo. Segundo a normativa, o montante comprometido com consignações facultativas não pode ultrapassar 40% da remuneração líquida, sendo 5% destinados exclusivamente para despesas do cartão de crédito e os demais 35% para outras modalidades, como mensalidades, planos de saúde, financiamentos e empréstimos. Pessoas que antes desses controles serem implementados já possuíam autorizados valores acima do teto estabelecido são as que podem se deparar com margem negativa.
“A funcionalidade de consulta à margem consignável era uma deficiência que o Estado tinha. Os servidores não conseguiam saber sua margem e ficavam sem possibilidade de gestão. E agora, no app, o fluxo passa a ser outro. Corrigimos uma lacuna histórica com transparência da informação”, celebrou a subsecretária adjunta do Tesouro do Estado Juliana Debaquer.
Assista ao vídeo para aprender a consultar sua margem consignável
Sobre o app Servidor RS
Lançado em 2020, o aplicativo Servidor RS completou quatro anos com a marca de 135 mil usuários e mais de 12 milhões de interações – sobretudo de vínculos da Secretaria de Educação e da Brigada Militar. A ferramenta, desenvolvida em parceria com diversas secretarias do Estado e com a tecnologia da Procergs, fornece acesso ágil e seguro a informações funcionais e serviços. O acesso ocorre via login cidadão, integrado ao sistema gov.br. Para ter acesso aos serviços do recurso tecnológico, os usuários devem possuir os níveis prata ou ouro. É necessário ainda atualizar o app para a nova versão.
Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado