Sefaz traça prioridades de auditoria para o ano

Elaborado pela Cage, Plano Anual de Auditoria 2025 traz aprimoramentos para o desenvolvimento da atividade
A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) aprovou o Plano Anual de Auditoria (PAA) 2025, que define as ações prioritárias para o período de abril de 2025 a março de 2026. Submetido pela Divisão de Controle da Administração Indireta (DCI) para aprovação pela direção da subsecretaria, o PAA foi elaborado de acordo com as regras estabelecidas pela Instrução Normativa Cage 7/2023 e planejamentos estratégicos da área e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Entre as principais novidades, estão o destaque de uma equipe específica para centralizar os trabalhos de auditoria contábil e a identificação das áreas/temas considerados prioritários pela alta administração nas unidades auditadas.
O plano traz aprimoramentos que atendem o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público – ferramenta estratégica nacional que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Entre eles, estão:
· a divisão dos trabalhos entre avaliação, consultoria e inspeção, sendo esse último focado em exames de um objeto específico, visando verificar a conformidade de atos e transações;
· o levantamento dos recursos necessários para executar o plano; e
· a inclusão de anexos com todos os processos finalísticos levantados nas autarquias, fundações e estatais que participaram do projeto de identificação do universo de auditoria, concluído em março de 2025.
“Além desses aprimoramentos, destaco a previsão para este ano, de forma inédita, de auditoria a ser realizada pela Setorial VI na Divisão da Gestão da Folha de Pagamentos do Tesouro do Estado. Em 2026, estima-se a expansão para mais auditorias em todo poder Executivo estadual, segundo o modelo IA-CM", afirma o contador e auditor-geral adjunto Jocie Rocha Pereira.
Texto: Ascom Sefaz/Cage