Lançada pesquisa de satisfação para avaliação do Portal da Transparência

Disponibilizada pela Cage, consulta ficará disponível por três meses na plataforma
Os usuários do Portal da Transparência do governo do Estado estão convidados a participar de uma pesquisa de satisfação. Disponibilizado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), o questionário “Qualidade dos serviços públicos digitais” busca avaliar a percepção dos usuários quanto à qualidade do sistema, da operação e das informações na utilização na ferramenta, contribuindo para a melhoria dos serviços do Executivo gaúcho.
A pesquisa, que conta com nove questões, ficará disponível por três meses por meio deste link. Um banner para acessá-la também pode ser encontrado dentro de cada painel da plataforma. A previsão é de que, em novembro, esteja pronta a avaliação dos resultados. O Portal da Transparência foi acessado por 458 mil usuários em 2024, somando 2,3 milhões de visualizações de conteúdo.
O aprimoramento das ferramentas de transparência é um dos objetivos do mapa estratégico do governo do Estado, da Secretaria da Fazenda e da Cage.
“A pesquisa de satisfação é mais uma iniciativa do Projeto Transparência Cidadã da Cage, pelo qual buscamos desenvolver um Portal da Transparência mais acessível, de fácil utilização e próximo aos temas de interesse da sociedade. Adaptamos o modelo de pesquisa para um serviço público digital de fornecimento de dados. Dessa forma, o resultado e os comentários nos ajudarão a identificar os aspectos mais fortes e os pontos que precisam de melhorias, além de promover uma gestão mais participativa”, afirma o auditor do Estado responsável pelo portal, Thiago Caporali.
Parceria com a UFSM
Desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a iniciativa começou a ser elaborada após a participação de pesquisadores da universidade em um edital de 2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), que incentivou a apresentação de propostas para o Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas do Rio Grande do Sul, em parceria com o Tesouro do Estado.
O projeto dos pesquisadores da UFSM prevê o desenvolvimento de um modelo de análise da qualidade dos serviços públicos digitais gaúchos a partir de três critérios: a qualidade do sistema (acessibilidade, navegação, facilidade de localização e uso, entre outros), a qualidade da informação apresentada (transparência e conteúdo) e a qualidade da operação (interatividade, eficiência, confiabilidade, entre outras variáveis).
“A construção de um modelo para avaliação da qualidade do serviço público digital é uma tarefa desafiadora. O apoio da Cage e dos órgãos de fomento tem sido fundamental. Esperamos, ao final do processo, apresentar uma ferramenta útil tanto para o Portal da Transparência quanto para outros serviços digitais do estado”, diz a professora Kelmara Mendes Vieira, dos programas de pós-graduação em Administração Pública e de Gestão em Organizações Públicas da UFSM.
“Modelos que permitem a avaliação do serviço público diretamente pelos usuários, além de serem um estímulo à participação social, são instrumentos excelentes de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos”, complementa.
Esta é a segunda etapa do projeto. A primeira foi destinada à revisão da literatura, construção dos modelos iniciais e validação qualitativa. A segunda, em andamento, é de desenvolvimento e implantação da ferramenta, com coleta de dados dos usuários. A terceira, em novembro, será a etapa de análise dos dados, ajustes e apresentação do modelo final.
Texto: Ascom Sefaz/Cage