Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Programa de Educação Fiscal aprimora formação com oficinas de projetos pedagógicos

Os professores e fazendários que participam da Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal, curso de 80 horas realizado por ensino à distância (EAD), são incentivados pelo Programa de Educação Fiscal estadual (PEF/RS) a aprimorar sua formação participando também do Projeto Pedagógico, oficina complementar de 40 horas. Com isso, os disseminadores são aptos a criar métodos de ensino nas escolas que desenvolvem o PEF. "Nós incentivamos os professores e fazendários a participaram do curso complementar do Projeto Pedagógico, esse é o diferencial do Rio Grande do Sul." diz Silvia Grewe, coordenadora do PEF na Secretaria da Fazenda.

Pioneiro na formação de tutores com complementação em Projeto Pedagógico, Rio Grande do Sul formou 75 professores e fazendários ao longo de 2008. A primeira turma formada foi exclusivamente de tutores do Estado, enquanto a seguinte foi direcionada a gestores do Programa de Educação Fiscal em outros Estados, para que esses pudessem adaptar o projeto às suas próprias realidades. Já o terceiro grupo era composto por disseminadores de Santa Maria, cidade com o PEF bem estruturado.

O Projeto Pedagógico capacita os tutores para que estes possam mais facilmente colocar em prática as medidas de disseminação que são explicadas na teoria no curso de Metodologia de Projetos. "O Projeto Pedagógico serve para que os tutores possam usar, na prática, o que foi apresentado a eles na teoria durante o curso" explica Silvia.

Realizado em conjunto com a Secretaria da Educação, o Programa de Educação Fiscal tem como objetivo atingir os alunos das escolas públicas estaduais para que aprendam conceitos de administração pública, controle de gastos e combate à sonegação, entre outros temas que incentivam o exercício da cidadania. Até 2008, já haviam sido formados 3.068 disseminadores, com 290 municípios atingidos pelo PEF. Entre os graduados, estão 2.610 professores e 146 fazendários. Para 2009, a projeção é que 400 novos colaboradores se juntem ao grupo.

Programa será atualizado em 2009

Apesar de continuar focado nas atividades em 2009, o Programa passa por uma atualização durante o primeiro semestre desse ano. Os primeiros seis meses serão reservados para que os 60 tutores do Estado, professores que acompanham grupos de 20 a 30 pessoas nos cursos à distância, atualizem-se. "Esta parada servirá para aumentar a efetividade do Programa, com a atualização dos tutores e ênfase na pedagogia. Vamos trabalhar mais forte e focar nas oficinas de planejamento," acrescenta Silvia.

A atualização será feita por meio de um treinamento em Brasília, de 18 a 20 de março, para os coordenadores do curso de ensino à distância de cada Estado. Nesse período, serão conhecidas as mudanças no PEF, e só então será estabelecido como os tutores ficarão sabendo das novidades, se por reuniões presenciais ou por curso à distância. Ampliar e atualizar o conteúdo e as novas plataformas de navegação do curso correspondem aos principais objetivos do exercício.

Muito procurado pelos municípios, o PEF recebe solicitações em número maior do que o de vagas. Por isso, a preferência é dada para cidades que possuem grupos com número maior de pessoas, entre professores e fazendários, que podem realizar o trabalho para a implementação do PEF no município. "Quanto mais gente estiver envolvida nas reuniões e discussões sobre como colocar em prática o projeto pedagógico, melhor, porque a idéia é disseminar as práticas," argumenta Silvia.