Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governo gaúcho apresenta sistema de gestão para delegação de São Paulo
RSS
Notícias
Publicação:

Governo gaúcho apresenta sistema de gestão para delegação de São Paulo

Nesta terça e quarta-feira (7 e 8), uma delegação de 12 representantes da Fazenda Estadual de São Paulo esteve em visita ao Estado para conhecer o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (RHE). Eles visitaram as Secretarias da Fazenda e da Administração e Recursos Humanos e a Procergs, os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema.

O diretor do Tesouro do Estado da Secretaria da Fazenda, José Alfredo Parode, destacou que é muito importante a troca de informações entre as Fazendas estaduais. “Os colegas paulistas vieram conhecer um sistema extremamente eficiente que temos no Estado para avaliar sua implantação no governo de São Paulo e saíram bastante satisfeitos com o que lhes foi apresentado.”

Utilizado pela Secretaria da Fazenda do RS desde novembro de 2005, o RHE permite o gerenciamento da folha de pagamento dos servidores usando como base os eventos de gestão de pessoal.

Na Secretaria da Fazenda, os representantes da Secretaria da Fazenda paulista receberam informações especificamente sobre o Data Warehouse (DW), sistema de informações gerenciais que utiliza cubos OLAP (Processamento Analítico On-Line) para atender as demandas de informações gerenciais de usuários do RHE.

Depois de colhidos do RHE, os dados são armazenados em cubos, conforme solicitação do cliente. “Pegamos as informações que estão no RHE e as replicamos em cubos, conforme a necessidade do nosso cliente. Ele que demanda o assunto a ser dividido nos cubos” explica Agenor Canal, servidor da Fazenda gaúcha que fez uma apresentação mais detalhada do sistema à equipe paulista. Entre os recebedores deste serviço estão o gabinete da Governadora, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça.

Além da explicação de como o sistema RHE foi desenvolvido , a comitiva paulista conheceu na prática como funciona o DW. Durante a exposição, Canal mostrou a segregação de dados nos cubos e o acesso a eles. “Explicamos como funciona o sistema e também mostramos os métodos de acesso, utilização e elaboração das informações gerenciais” acrescentou.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), Genilton Macedo Ribeiro, o grupo que visitou o Estado é altamente qualificado, e veio com o intuito de conhecer o sistema daqui porque buscam uma solução para modernizar e racionalizar a Gestão de Recursos Humanos de São Paulo. “A implantação do RHE no Rio Grande do Sul significou ganho de produtividade, melhoria na qualidade dos dados gerados e melhor controle da folha de pagamento. Além disso, as rotinas passaram a ser automatizadas, minimizando a incidência de erros. O sistema do Estado é um dos mais modernos em uso no Brasil e o seu êxito motivou a vinda da equipe paulista para conhecer a experiência”, explicou.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda