Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Balanço Geral de 2008 com equilíbrio nas contas é entregue ao Legislativo

Balanço Geral de 2008 com equilíbrio nas contas é entregue ao Legislativo

O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, e o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, representaram a governadora Yeda Crusius na entrega do Balanço Geral do Estado de 2008 ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan, nesta quarta-feira (15). Os três volumes que consolidam as contas da administração pública estadual revelam que o lucro líquido das empresas estatais gaúchas em 2008 chegou a R$ 1,2 bilhão.

O ano de 2008 é considerado o melhor das finanças públicas do Estado, com o maior superávit primário da história, de R$ 2,1 bilhões, e superávit orçamentário de R$ 443 milhões. Das 20 companhias estatais, 17 tiveram resultado positivo. O maior volume do lucro líquido é do Banrisul (R$ 591 milhões), ao lado de avanços históricos como o da Corsan, com lucro líquido de R$ 212 milhões. Já o Grupo CEEE, com lucro líquido de R$ 139,8 milhões, obteve o melhor desempenho dos últimos 11 anos.

Englert explicou aos deputados o conteúdo dos três volumes que compõem o documento e fez a entrega de um conjunto de quatro CDs. Disse que foi um documento construído em conjunto com os Poderes e com a sociedade gaúcha, além de demonstrar através de números e análise, a situação de equilíbrio orçamentário, onde a receita supera as despesas, alcançado pelo governo do Estado. "Temos consciência de que nem tudo está resolvido, mas temos a certeza de que as coisas estão bem melhores", afirmou, lembrando da "necessidade de o governo trabalhar permanentemente na forma de organizar receitas e despesas, através da realização de investimentos cada vez maiores e mais significativos para os gaúchos".

Wenzel ressaltou que esse é o melhor balanço do Estado nas últimas décadas, sendo mais um momento histórico vivenciado pelo governo. Lembrou o esforço da governadora Yeda Crusius para, juntamente com sua equipe, construir ao longo desses meses, o déficit zero. Disse que o Executivo passa ao Parlamento gaúcho "os resultados dessa construção histórica". Agradeceu à equipe de governo pelo empenho e disse que "o equilíbrio das contas públicas nos remete a um horizonte de crescimento e desenvolvimento do Estado e, consequentemente, um futuro melhor".

O deputado Ivar Pavan agradeceu a entrega do documento, explicando que seguirá tramitação normal no Legislativo - encaminhado ao Tribunal de Contas, à Comissão de Finanças da Assembléia e, posteriormente, ao exame do plenário. Os secretários Wenzel e Englert foram à Assembléia acompanhados pelos secretários-adjuntos Francisco Luçardo, da Casa Civil, e Leonardo Gaffrée Dias, da Secretaria da Fazenda, além do contador e auditor-geral do Estado, Roberval Marques.