Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual evita entrada de cerca de 1,5 milhão de maços de cigarro ilegais no Estado
RSS
Notícias
Publicação:

Receita Estadual evita entrada de cerca de 1,5 milhão de maços de cigarro ilegais no Estado


Com três apreensões de cigarros neste ano, a Secretaria da Fazenda evitou que quase 1,5 milhão de maços de cigarros contrabandeados fossem distribuídos no Rio Grande do Sul. Em quatro meses, houve três apreensões, duas no Posto Fiscal de Iraí, e uma no Posto Fiscal de Goio-en, em Nonoai.

No dia 26 de março, ocorreu a primeira apreensão do ano, em Iraí. Por volta das 16h45min, a equipe do Posto Fiscal interceptou um caminhão com placa de Lages (SC) com 700 caixas de cigarro ilegais. Em cada caixa, foram apreendidas aproximadamente mil cartelas, chegando a 700 mil maços. Esta foi a maior apreensão no ano até agora.

Em Nonoai, a ação seguinte ocorreu no dia 4 de abril. Às 15h, um caminhão foi submetido à fiscalização e foi constatado carregamento de mais 215 mil maços contrabandeados do produto. 

A terceira retenção de carga também foi em Iraí, no dia 15 de abril, depois das 20h. Quinhentas caixas de cigarros foram apreendidas, totalizando 500 mil cartelas.

De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, a crescente informatização da Receita tem resultado na concentração do trabalho das equipes dos postos fiscais na fiscalização. “Não há mais o recebimento do ICMS nos postos fiscais, pois o pagamento é realizado antecipadamente de forma eletrônica nos bancos, e isso permite que as equipes dos postos se concentrem no foco principal do trabalho, que é a verificação da regularidade fiscal das cargas. Além disso, fortalecemos importantes parcerias com a Receita Federal, órgão para onde o contrabando é encaminhado, e também com as polícias estadual e federal. No início de abril, por exemplo, no Posto Fiscal de Irai foi detectada uma carga de uma tonelada de maconha, que foi encaminhada à Polícia Civil”.

Grazziotin destacou também que além do trabalho de fiscalização do trânsito de mercadorias, o Fisco estadual segue intensificando as ações de fiscalização realizadas por meio de operações de inteligência fiscal e de auditorias.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda