Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado de SP também emitirá Conhecimento de Transporte Eletrônico
RSS
Notícias
Publicação:

Estado de SP também emitirá Conhecimento de Transporte Eletrônico

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, estará em São Paulo nesta terça-feira para participar do “Lançamento do Projeto Nacional do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e”. Englert estará no evento organizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo a pedido da governadora Yeda Crusius “devido à relevância do ingresso de São Paulo no sistema que é considerado uma revolução na modernização da gestão tributária do país e que começou no Rio Grande do Sul, graças aos sistemas desenvolvidos pela Sefaz e Procergs.”

O chamado Conhecimento de Transporte é um documento padrão que todo o transportador de cargas deve emitir antes de iniciar seu percurso e portar durante toda a viagem para a fiscalização por parte da autoridade fazendária. Tradicionalmente, era feito em papel, em pelo menos duas vias, sendo que a empresa deve arquivar os originais por cinco anos. Com a possibilidade de preencher os documentos eletronicamente, os transportadores deverão ganhar tempo na liberação de suas cargas na fiscalização de trânsito, reduzir o volume de papel armazenado e os custos da emissão e prestação de informações ao fisco.

O Rio Grande do Sul emitiu o primeiro CT-e no dia 2 de março, já tendo seis empresas habilitadas ao sistema. São Paulo foi o segundo Estado a emitir o documento, no dia 3 de abril.

Para Englert, o controle eletrônico das cargas de mercadorias que transitam pelo país é um processo recém iniciado no país, começando, mais uma vez, pelo Rio Grande do Sul, a exemplo do que já ocorreu com a Nota Fiscal Eletrônica, mas que está tendo uma boa receptividade pelos contribuintes gaúchos.

Além do secretário da Fazenda, participam do evento o coordenador do projeto CT-e no Rio Grande do Sul, Luiz Afonso Peres, Vinícius Pimentel de Freitas e Ricardo Neves Pereira, supervisor dos Sistemas de Informação da Secretaria da Fazenda, que será homenageado por ter participado desde a etapa inicial do projeto CT-e.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda