Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sistema de Execução Orçamentária será utilizado pela Secretaria da Saúde

Sistema de Execução Orçamentária será utilizado pela Secretaria da Saúde

A partir desta segunda-feira (4), a Secretaria da Saúde passa a utilizar o Sistema de Execução Orçamentária da Despesa, implantado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).  A implantação, coordenada pela Divisão de Gerenciamento de Sistemas da Cage, tem como destaque o treinamento de Gestores (ordenadores de despesas) com a realização de rotinas de acompanhamento dos trabalhos, esclarecendo dúvidas na elaboração de empenhos e liquidações, entre outras operações.

O projeto FPE, elaborado pela Secretaria da Fazenda em parceria com a Procergs, substitui aplicativos e sistemas corporativos não-integrados, com diferentes plataformas e tecnologias, que não atendem mais às necessidades dos órgãos. Entre as principais vantagens da utilização, estão a redução de custos, maior grau de automação e agilidade, qualidade e personalização de relatórios, maior segurança e rastreabilidade dos dados, eliminação de processos e melhores condições de integração com outros sistemas. O Rio Grande do Sul é pioneiro no Brasil no uso desta tecnologia para a gestão de recursos públicos.

Até o final do semestre, o sistema estará sendo utilizado em todos os órgãos do Governo do Estado, com sua implantação na Secretaria da Fazenda, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e no Instituto de Previdência do Estado (IPE). De acordo com o contador e auditor-geral do Estado, Roberval da Silveira Marques, “o grande objetivo da implantação do FPE é modernizar e qualificar o processo da execução orçamentária, otimizando a geração de informações que serão prestadas à sociedade sobre as finanças do Estado”.