Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Mais de 200 prefeituras já receberam repasses do governo do Estado para combate à estiagem

Já estão nas contas de 223 prefeituras gaúchas os R$ 5,2 milhões depositados pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios no combate aos efeitos da estiagem.

De acordo com o diretor do Tesouro do Estado, José Alfredo Parode, com a transferência desses recursos, por determinação da governadora Yeda Crusius, foi resgatada uma dívida de 1998 que o Estado tinha com os municípios, relativa ao salário-educação. O depósito beneficia 223 prefeituras com valores que chegam a até R$ 50 mil.

Ações anteriores planejadas e realizadas pelo governo do Estado para atender municípios atingidos pela seca já ultrapassam R$ 43 milhões. Nesse montante, estão incluídos R$ 4,6 milhões para abertura de microaçudes e R$ 1,6 milhão para forrageiras. O governo está distribuindo também R$ 5 milhões para obras de captação de água (com recursos das secretarias da Saúde, Habitação e Obras Públicas) e destinou R$ 16,6 milhões para cobertura do perdão de dívidas dos produtores com a compra de sementes de milho. Outros R$ 10 milhões serão destinados a forrageiras e equipamentos de distribuição de água.