Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Livro sobre impactos da crise no Estado será lançado nesta terça
RSS
Notícias
Publicação:

Livro sobre impactos da crise no Estado será lançado nesta terça

Livro sobre impactos da crise

no Estado será lançado nesta terça

 

            Ocorre nesta terça-feira (23), a partir das 17h, no Café do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o lançamento do livro “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul”. A obra é composta por artigos de 15 economistas, distribuídos em nove capítulos que tratam, entre outros tópicos, das origens e desdobramentos da crise.

            Entre os autores, estão o secretário-geral de Governo, Erik Camarano, o secretário adjunto do Planejamento e Gestão, Alexandre Porsse, além dos economistas Alexandre Englert, André Nunes de Nunes, Fábio Cándano Peixoto, Marcelo Portugal, Marco Túlio Kalil Ferreyro, Marianne Zwilling Stampe, Patrícia Ullmann Palermo, Paulo Chananeco Fontoura de Barcellos Neto, Tiago Wickstrom Alves e Roberto Balau Calazans, economista e Agente Fiscal do Tesouro do Estado.

           Segundo Calazans, “o objetivo das análises é estabelecer um amplo debate sobre as questões relacionadas à crise internacional e que, inevitavelmente, impactam o Rio Grande do Sul”. Calazans participa da publicação com o artigo “Situação do RS e os impactos decorrentes da crise econômica mundial”. O artigo demonstra o desempenho das contas consolidadas no setor público estadual no biênio 2007-2008, bem como estima o impacto da crise econômica mundial sobre as finanças gaúchas em 2009-2010. O texto reflete o ponto de vista sobre a natureza da política fiscal e os impactos decorrentes da crise global.

          A obra é organizada pelo economista-chefe da FIERGS, Igor de Morais, e pelo diretor financeiro do BANRISUL Ricardo Hingel, e conta com prefácio do empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

          Na avaliação do secretário da Fazenda e também economista, Ricardo Englert, as análises reunidas na obra auxiliam no debate sobre os próximos desafios e os caminhos a percorrer no Estado, seja pelo setor público ou privado. “Se é importante reconhecer que o Rio Grande do Sul está mais preparado para as dificuldades, também é o momento de fazer uma análise das alternativas para o futuro, para que tenhamos uma economia mais sólida e diversificada e um setor público que ofereça boas condições para os investimentos frente às ameaças externas. Nesse sentido, os autores, pelo conhecimento que têm da realidade gaúcha, muito podem contribuir na construção dos rumos para o futuro”.

 

 O quê: Lançamento do livro:

“A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul”

 Quando: 23 de junho de 2009, das 17 às 20 horas

 Onde: Café do Margs, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda