Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Mais de R$ 315 milhões foram gastos nos Programas Estruturantes em 2009

Mais de R$ 315 milhões foram gastos nos Programas Estruturantes em 2009

Mais de R$ 315 milhões foram gastos

nos Programas Estruturantes em 2009

Mais de 600 quilômetros de pavimentação e recuperação de rodovias foram e estão sendo realizados no Estado no primeiro semestre de 2009, que são parte dos recursos que estão sendo liberados para os investimentos no Estado. Outras 1.667 escolas estão sendo reformadas ou tiveram obras entregues no semestre.

No caso dos Programas Estruturantes, somados os gastos de custeio e os investimentos, já foram empenhados R$ 315 milhões, valor bem superior aos R$ 69,8 milhões do mesmo período do ano passado.

As análises foram feitas pela governadora Yeda Crusius durante reunião com integrantes da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira do Estado (Juncof) para analisar a execução orçamentária de 2009. A reunião ocorre todos os meses para avaliar a execução dos investimentos e o cumprimento das metas para atingir o equilíbrio orçamentário no final do ano, além de identificar pontos que possam auxiliar no andamento das ações prioritárias.

Segundo avaliação do secretário Ricardo Englert, o governo acelerou os investimentos no início do ano como contraponto à crise financeira, já que os recursos do Estado auxiliaram na geração de emprego e renda. Porém, com a manutenção de patamares de arrecadação inferiores aos previstos, o Estado deverá, no segundo semestre, adequar o ritmo das obras à evolução das receitas.

- Temos o princípio básico de não gastarmos mais do que arrecadamos. Se a receita continuar a ter desempenho abaixo do previsto, poderemos desacelerar o ritmo das obras, posicionando algumas entregas para o início de 2010. Mas não perderemos de vista o equilíbrio das contas, avaliou.

Se considerados apenas os investimentos e inversões financeiras, o volume empenhado no primeiro semestre de 2009, de R$ 257 milhões, é 90,4% maior do que no mesmo período do ano passado (R$ 135 milhões).

Perdas de arrecadação chegam a R$ 534 milhões

Os dados da Juncof revelam que a queda acumulada das transferências de recursos de origem tributária da União e da Lei Kandir para o Rio Grande do Sul ficaram 14,8% abaixo do previsto no período em relação à previsão orçamentária. Com isso, a perda das receitas de FPE, IPI-Exportação, Cide e Kandir chega a R$ 162 milhões.

Já a queda de ICMS ficou em 4,7% em relação ao previsto. Comparado com o mesmo período do ano passado, o ICMS está com o mesmo valor, com desempenho nominal de 0,5%.

No cômputo geral, a receita total do Estado está 4,4% abaixo da previsão, já que eram esperados R$ 12,172 bilhões e foram confirmados R$ 11,637 bilhões.

Governo pode reduzir ainda mais os gastos de custeio

Para compensar a queda da arrecadação, o governo do Estado está controlando seus gastos. Desde janeiro, o governo deixou de gastar R$ 259 milhões em Despesas Correntes, relativas à manutenção da máquina pública.

Os gastos com a dívida têm se mantido dentro do previsto, mas houve aumento nos gastos com pessoal e encargos, devido especialmente ao crescimento das Requisições de Pequeno Valor e decisões judiciais. Essa conta está R$ 166 milhões acima do previsto.

No cômputo geral, a despesa total do Estado está 2,4% abaixo da previsão, já que havia previsão para despesas de R$ 11,728 bilhões e foram confirmados R$ 11,448 bilhões.

Resultado é positivo no primeiro semestre

Mesmo com a perda de arrecadação, o Estado mantém resultado orçamentário positivo em R$ 189 milhões no acumulado de janeiro a junho. Porém, com um orçamento equilibrado, a expectativa era de se chegar a esse ponto com resultado de R$ 444 milhões.

Resultado orçamentário esperado para os meses de janeiro a junho de 2009

R$ 444 milhões

R$ 189 milhões

R$ 255 milhões a menos