Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Yeda repassa R$ 40 milhões a municípios atingidos por enchentes ou estiagem

Yeda repassa R$ 40 milhões a municípios atingidos por enchentes ou estiagem

Na presença de mais de 300 prefeitos gaúchos, a governadora Yeda Crusius assinou, na noite desta quarta-feira (3), decreto que destina R$ 40 milhões para os municípios atingidos por desastres climáticos. A assinatura foi feita durante o Jantar com os Prefeitos na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Conforme reiterou a governadora, a situação do Estado melhorou nos últimos três anos, com um orçamento que pode compartilhar ao máximo com cada município. "Conseguimos manter o orçamento realista, responsável e compartilhado", reforçou.

O decreto assinado na Expointer destina valores para prevenir desastres e consertar os estragos causados por chuvas, temporais ou estiagem. Os recursos vão para as cidades que mais precisam. "Serão R$ 143 mil para cada município afetado e o restante vai para a compra de mais de 200 retroescavadeiras", informou Yeda.

A governadora também anunciou que a CaixaRS já contratou R$ 240 milhões em financiamentos na Expointer, o dobro do montante no ano passado. "Isso quer dizer confiança no crédito para fazer o futuro. A capitalização da CaixaRS está permitindo investir em infraestrutura, asfalto, postos de saúde, ginásios de esportes para as comunidades. O governo do Estado está dando aquilo que pode dar, que é crédito financeiro e orçamento, livre e municipalizado", disse Yeda aos prefeitos.

Ao falar sobre as mudanças no secretariado anunciadas nessa quarta-feira (2), especialmente a do secretário Celso Bernardi, que está deixando a pasta de Relações Institucionais e indo para o BRDE, e a do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, que agora assume a Secretaria de Relações Institucionais, a governadora destacou que o governo está estruturado e que é chegada a hora de uma nova etapa. "Estamos ampliando a nossa capacidade, através do diálogo político. As mudanças em determinadas posições não são para se perder nada, e sim para aumentar os ganhos potenciais. Cada um está mudando para uma missão maior", afirmou.

O presidente da Famurs, Marcus Vinícius de Almeida, disse que a participação expressiva dos prefeitos no encontro mostrou a boa relação que vem sendo construída a cada dia entre o governo do Estado e os executivos municipais. "Registro a nossa gratidão por ter contado com o secretário Celso Bernardi, principal responsável por esta boa relação e diálogo. E em nome de todos os prefeitos, dou as boas-vindas ao nosso sempre prefeito Wenzel, nosso líder municipalista, com que a partir de agora dividiremos nossos anseios", disse Almeida.