Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Incentivo fiscal concedido por Yeda beneficia mais de 70 mil famílias de recicladores

Incentivo fiscal beneficia

mais de 70 mil famílias de recicladores

Numa agenda com dirigentes das indústrias de papel e de reciclagem, e recicladores, a governadora Yeda Crusius assinou, nesta sexta-feira (9), no Palácio Piratini, decreto que concede crédito presumido de ICMS de 17% sobre o valor de aquisição de aparas de papel pela indústria. "A senhora põe hoje um ponto final numa luta de 40 anos e dá oxigênio ao setor de reciclagem", afirmou o deputado Carlos Gomes, ao agradecer à governadora.

Serão beneficiadas mais de 70 mil famílias dependentes da reciclagem no Estado. A decisão garante mais competitividade ao setor, que enfrentava problemas devido à redução do preço do papel novo em decorrência da crise internacional. E também se insere no conceito de "ICMS Ecológico" - incentivo dado a setores promotores da preservação ambiental.

Yeda agradeceu a todos os envolvidos, como o deputado e aos secretários estaduais, por ajudarem a transformar uma atividade econômica antes vista como marginal em um negócio de melhoria de vida e da qualidade do meio ambiente. Recebeu forte salva de palmas de todos ao final do ato. "Foi um dia histórico, estou feliz por assinar um decreto que coloca todos nós juntos, outra vez", afirmou. O deputado Gomes também se disse feliz: "Passava governo e governo, e não se dava uma solução ao setor". O decreto, como disse o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, tem impacto ambiental, social, econômico e de segurança pública".

Com os industriais e recicladores, a governadora também compartilhou sua felicidade pelo decreto e por dois fatos históricos dessa quinta-feira (8): a condução de 3.853 novos policiais militares, que em seis meses, depois de passarem pelo curso de formação, estarão nas ruas, e a continuidade dos investimentos e do contrato de responsabilidade social no setor de celulose pela empresa chilena CMPC, que adquiriu a Unidade Guaíba da Fibria. "Em dezembro, vamos voltar a ver máquinas na pista, emprego, educação e formação profissional", previu. Aos recicladores e industriais, Yeda agradeceu também por ter, "junto com a Assembleia, nos ter feito entender o tamanho do problema" - agora resolvido pelo decreto.

Berfran Rosado destacou a amplitude do decreto: "Através deste mecanismo tributário, o governo permite que, para a produção de papel, se utilize o material reciclado. E o material reciclado sempre tem, no seu lastro, um projeto social importante. Foi viabilizado um ramo de negócios sob o ponto de vista econômico e garantido o funcionamento desta rede social, com empregos, renda e sustentabilidade ambiental". A governadora celebrou o ato e o momento "pelo fato de as transformações plantadas no começo estarem virando realidade. Há um ambiente de confiança, com prefeitos, prefeitas e organizações da sociedade. É um modelo onde tudo é feito em rede".

Vitória
Para a presidente do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto, em Porto Alegre, Marli Medeiros, o decreto "representa uma grande vitória, uma grande emoção e a certeza de que é um grande marco na vida dos trabalhadores aparistas, até então sempre muito excluídos das negociações e das fábricas". Conforme ela, impressionou a rapidez da governadora Yeda na solução deste processo, de quatro décadas de espera. Participaram ainda da cerimônia o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, o presidente do Sindicato das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiças do RS, Rudi Christmann, industriais e, pelo Centro de Triagem da Vila Pinto, Michele Oliveira, Santa Hanaver, Rafaela Rodrigues e Cláudia Silva.