Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado analisa Ranking de Eficiência do gasto público
RSS
Notícias
Publicação:

Estado analisa Ranking de Eficiência do gasto público

Estado analisa Ranking de Eficiência

do gasto público

Experiências de órgãos para qualificar o gasto serão tema de
Oficinas para Reeducação do Gasto Público

 

Nesta quinta-feira(22), a Secretaria da Fazenda e diversos órgãos públicos, em mais uma etapa das Oficinas de Reeducação para o Gasto Público, analisam o Ranking de Eficiência montado a partir de indicadores finalísticos ou de resultados fornecidos pelas próprias Unidades Orçamentárias. O objetivo principal da reunião, que será realizada a partir das 14h30min no Memorial do Rio Grande do Sul, será de apresentação do ranking aprimorado com a inclusão dos órgãos participantes que demonstraram progresso.

Segundo o secretário da Fazenda Ricardo Englert, a administração pública só tem a ganhar com aproximação dos servidores com a realidade dos seus setores de trabalho.

- É gratificante acompanhar a evolução das Oficinas e o crescimento da relação de servidores envolvidos. Esse é um projeto que visa à mudança de uma cultura de administração pública – analisa Englert.

As Oficinas são realizadas pelo Departamento da Despesa Pública da Secretaria da Fazenda, inseridas no Programa Estruturante Ajuste Fiscal, e foram criadas para implementar a redução de gastos de custeio determinada por Decreto da governadora Yeda Crusius em janeiro de 2007. Também colaboram para a disseminação de boas práticas de gestão. Participam das Oficinas secretários de Estado, presidentes de fundações e autarquias, diretores administrativos ou financeiros dos órgãos do Estado.

O diretor da Despesa, José Alfredo Pezzi Parode, destaca que nas duas primeiras edições, 2007 e 2008, o direcionamento das atividades foi para a redução do custeio e para a socialização das melhores práticas. Nesta terceira edição o foco é a qualidade do gasto.

Durante o evento, dentro do tema desta terceira edição, serão apresentadas cinco iniciativas de órgãos que obtiveram sucesso, como o caso do IPE Saúde, que a partir do seu processo de reestruturação e de modernização, teve economia de mais de R$ 100 milhões. Outros órgãos que serviram como exemplo foram a Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo(Fase), a Secretaria da Cultura e a Polícia Civil.

Em 2009, as Oficinas trabalham com uma novidade: o uso dos indicadores finalísticos. Com eles, será possível acompanhar e analisar melhor as necessidades existentes em cada Unidade Orçamentária, já que cada uma possui suas próprias demandas.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda