Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Seminário tratará de avaliação e e qualidade do gasto público

Seminário tratará de avaliação e e qualidade do gasto público

Seminário tratará de avaliação

e qualidade do gasto público

Evento busca analisar impacto das políticas públicas e seus benefícios para a sociedade

A Secretaria da Fazenda, através do Departamento do Tesouro do Estado, em parceria com a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), está promovendo o Terceiro Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto, que será realizado na semana que vem no Auditório da FEE em Porto Alegre, na Rua Duque de Caxias, 1691.

O evento aprofunda os debates sobre o monitoramento e a avaliação das políticas públicas e sobre a qualidade do gasto, contribuindo com dados e análises com o intuito de saber onde a aplicação dos recursos traria maior retorno para a sociedade.       A realização do seminário faz parte do processo de implantação do projeto Cota Base Zero, integrante do Projeto Estruturante Fazendo Mais com Menos, que busca o equilíbrio fiscal estrutural no Rio Grande do Sul.

A avaliação dos programas e ações é importante quando a crise fiscal é superada, a fim de saber onde aplicar os recursos existentes para melhorar o seu alcance em termos de benefício social. Em momentos de restrição orçamentária, este tema também é importante porque ajuda a quebrar a lógica do corte linear, apesar das diferenças na eficiência e eficácia em todas as áreas.

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, destaca que o tema do monitoramento e da avaliação de políticas públicas e do gasto é de extrema importância, pois confere maior qualidade à ação do gestor. “Precisamos saber se o gasto público está sendo feito com eficiência, aplicado da melhor forma e com o maior benefício possível”.

Entre os palestrantes estão Edgar Martínez, Diretor Geral Adjunto de Coordenação da CONEVAL, que fará palestra sobre a “Experiência de Institucionalização de Avaliação de Políticas Públicas no México”. Francisco Gaetani, Secretário Executivo-Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abordará o tema “Avaliação de Políticas Públicas: o Horizonte Possível” e Gustavo Reis, do Ministério do Desenvolvimento Social, com “Experiências de institucionalização de avaliação de Políticas Públicas no Brasil” e Lígia Vasconcellos, do Itaú Unibanco, abordará como a avaliação econômica, que inclui tanto a avaliação de impacto como a análise de retorno econômico pode auxiliar na gestão de programas e projetos sociais, e nas decisões de alocação de recursos.

Inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico

Quarta - 17/11

08:30 - 12:00

Mini Curso – Introdução à Elaboração de Marco Lógico de Programas

Victor Maia Senna Delgado – Fundação João Pinheiro (FJP)

Almoço

14:00 - 17:30

Mini Curso – Introdução à Elaboração de Marco Lógico de Programas

Victor Maia Senna Delgado – Fundação João Pinheiro (FJP)

Quinta - 18/11

08:30 - 09:00

Credenciamento

09:00 - 09:45

Abertura: Secretaria da Fazenda, Secretaria do Planejamento e Fundação de Economia e Estatística

Secretário SEFAZ, Secretário SEPLAG e Presidente FEE

9:45 - 11:00

Sessão I - Experiência de institucionalização de avaliação de Políticas Públicas no México. Moderador: Octávio Conceição (FEE)

Trata do desenvolvimento e institucionalização do Monitoramento e Avaliação (M&A) no México (CONEVAL). Dentre as questões abordadas estão os precedentes que impulsionaram o sistema de M&A no México e os fatores que favoreceram e os desafios em seu início. E ainda, qual o sistema de M&A que existe no México e os fatores que têm favorecido a institucionalização do sistema. E por fim, quais os avanços e desafios atualmente e os principais usos da informação gerada pelo sistema.

Edgar A. Martínez, Diretor General Adjunto de Coordenação CONEVAL

11:00 - 11:15

Coffe Break

11:15 - 12:30

Sessão II - O Monitoramento e Avaliação (M&A) na tomada de decisões de alocação de recursos. Moderador: Eduardo Lacher (SEFAZ)

Aborda a visão de como a avaliação econômica, que inclui tanto a avaliação de impacto como a análise de retorno econômico pode auxiliar na gestão de programas e projetos sociais, e nas decisões de alocação de recursos.

Lígia Vasconcellos – Itaú Unibanco

12:30 - 14:30

Almoço

14:30 - 15:45

Sessão III - Desenho de Políticas e tipos de avaliação. Moderadora: Marília Ramos (UFRGS)

Trata dos tipos de avaliação de políticas públicas existentes, das diversas “ferramentas” de avaliação, das relações entre tipos de avaliação com as formas de concepção e implementação de políticas.

Sônia Nahas (SEADE)

15:45 - 16:00

Coffe Break

16:00 - 17:15

Sessão IV - Elaboração de Modelo Lógico de políticas públicas (para PPA). Moderador: Rogério Fialho (SEPLAG)

Aborda as questões que orientam o uso do modelo lógico como instrumento de planejamento de políticas, processos de elaboração de modelo lógico e a utilidade de seu uso pelas instituições voltadas à elaboração do PPA.

Martha Cassiolato (IPEA)

Sexta - 19/11

09:00 - 10:15

Sessão V - Avaliação de Políticas Públicas: o horizonte possível. Moderador: Alexandre Porsse (Secretário Adjunto SEPLAG)

Discute alguns dos principais avanços e principais dificuldades e desafios da implementação de políticas e de M&A no Brasil.