Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Seminário irá debater avaliação de políticas públicas e qualidade do gasto

Seminário irá debater avaliação de políticas públicas e qualidade do gasto

Seminário irá debater avaliação de
políticas públicas e qualidade do gasto

Em uma promoção do Governo do Estado, será realizada nesta quinta (18) e sexta-feira (19) a terceira edição do Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto. Organizado pelas secretarias da Fazenda, do Planejamento e Gestão e pela Fundação de Economia e Estatística, o encontro tem como sede o Auditório da FEE, Avenida Duque de Caxias, 1.691.
A abertura do seminário será às 9h com os pronunciamentos dos secretários da Fazenda, Ricardo Englert, do Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, e do presidente da FEE, Adelar Fochezzato.

A primeira palestra do evento, às 9h45min, será a do mexicano Edgar Martínez, diretor-geral adjunto do Conselho de Avaliação de Políticas de Desenvolvimento Social do México (Coneval), que falará sobre a institucionalização das políticas de avaliação e monitoramento de políticas públicas em seu país. Na sequência, a economista Lígia Vasconcellos, do Grupo Itaú Unibanco, apresenta o tema sob o ponto de vista da iniciativa privada.

O evento segue à tarde com as exposições de Sônia Nahas, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de SP (Seade), que falará sobre o desenho de políticas e tipos de avaliação. Depois será a vez de Martha Cassiolato, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), abordar o tema “Elaboração de Modelo Lógico de Políticas Públicas”.

Na sexta-feira, a partir das 9h, será a vez de Francisco Gaetani, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, falar sobre “Avaliação de Políticas Públicas: o Horizonte Possível”, e de Antônio Ernani Lima, da UFRGS, abordar o tema “Experiências de Avaliação – Projetos de Incentivos Fiscais. Avaliação do Fundopem no RS”.

À tarde, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Gustavo Reis fará a palestra “Experiências de Institucionalização de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil” e Carla Cunha (Seplag) e Gabriele dos Anjos (FEE) falarão sobre “Avanços e Desafios do Monitoramento e Avaliação”.

Programa:

Quinta-feira (18)

8h30min – Credenciamento

9h – Abertura Oficial com secretários da Fazenda, Ricardo Englert, do Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, e presidente da FEE, Adelar Fochezatto

9h45min – “Experiência de Institucionalização de Avaliação de Políticas Públicas no México.” Palestrante: Edgar Martínez, Conselho de Avaliação de Políticas de Desenvolvimento Social do México (Coneval). Moderador: Octávio Conceição (FEE)

11h15min – “Monitoramento e Avaliação na Tomada de Decisões de Alocação de Recursos.” Palestrante: Lígia Vasconcellos, Grupo Itaú Unibanco.  Moderador: Eduardo Lacher (Sefaz).

14h30min – “Desenho de Políticas e Tipos de Avaliação.” Palestrante: Sônia Nahas, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de SP (Seade).  Moderadora: Marília Ramos (Ufrgs).

16h – “Elaboração de Modelo Lógico de Políticas Públicas.” Palestrante: Martha Cassiolato, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  Moderador: Rogério Fialho (Seplag).

Sexta-feira (19)

9h – “Avaliação de Políticas Públicas: o Horizonte Possível.” Palestrante: Francisco Gaetani, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Moderador: Alexandre Porsse (secretário adjunto de Planejamento e Gestão).

10h30min – Experiências de Avaliação – Projetos de Incentivos Fiscais. Avaliação do Fundopem no RS.” Palestrante:  Antônio Ernani Lima, Ufrgs. Moderador: Josué Barbosa (secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais).

14h – “Experiências de Institucionalização de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil.”  Palestrante: Gustavo Reis, Ministério do Desenvolvimento Social.

15h15min – “Avanços e Desafios do Monitoramento e Avaliação.” Palestrantes: Carla Cunha (Seplag) e Gabriele dos Anjos (FEE). Moderador: Evandro Teixeira Homercher (TCE-RS).

15h45min – Apresentação do Documento Síntese do seminário

16h30min – Encerramento