Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Seminário amplia debate sobre qualidade do gasto público

Seminário amplia debate sobre qualidade do gasto público

Seminário amplia debate sobre

qualidade do gasto público

Em sua terceira edição, o Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto se concentrou na discussão de iniciativas de avaliação e monitoramento de políticas públicas e qualidade do gasto. O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda, Fundação de Economia e Estatística e Secretaria de Planejamento e Gestão, teve sua abertura oficial nesta quinta-feira, no Auditório da FEE, com a presença do secretário da Fazenda, Ricardo Englert, do secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Alexandre Porsse, e do diretor técnico da FEE, Octávio Conceição.

Em seu pronunciamento, Englert destacou a importância de eventos como o seminário, que permitem a disseminação de práticas que possibilitam avaliar a eficiência na utilização dos recursos públicos, trazendo para o debate os servidores públicos que fazem a gestão desses recursos.

Entre os palestrantes do primeiro dia do seminário estavam Edgar Martínez, diretor-geral adjunto do Conselho de Avaliação de Políticas de Desenvolvimento Social do México (Coneval), que falou sobre a institucionalização da avaliação e do monitoramento de políticas públicas em seu país. Na sequência, a economista Lígia Vasconcellos, do Grupo Itaú Unibanco, apresentou o tema sob o ponto de vista da iniciativa privada.

À tarde o encontro seguiu com a apresentação de Martha Cassiolato, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que abordou o tema “Elaboração de Modelo Lógico de Políticas Públicas”.

O seminário terá continuidade nesta sexta-feira (19) com a participação de Francisco Gaetani, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que irá falar sobre “Avaliação de Políticas Públicas: o Horizonte Possível”, e de Antônio Ernani Lima, da UFRGS, abordar o tema “Experiências de Avaliação – Projetos de Incentivos Fiscais. Avaliação do Fundopem no RS”.

À tarde, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Gustavo Reis fará a palestra “Experiências de Institucionalização de Avaliação de Políticas Públicas no Brasil” e Carla Cunha (Seplag) e Gabriele dos Anjos (FEE) falarão sobre “Avanços e Desafios do Monitoramento e Avaliação”.