Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda promove oficina sobre captação de recursos e racionalização dos gastos
RSS
Notícias
Publicação:

Fazenda promove oficina sobre captação de recursos e racionalização dos gastos

FAZENDA PROMOVE OFICINA SOBRE CAPTAÇÃO DE

RECURSOS E RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS

 

 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), realizará na terça-feira, dia 24, a Oficina de abertura do programa “Reeducação para o Gasto Público e Sustentabilidade do Estado”. Direcionado a gestores da Administração Direta e Indireta do Estado, o evento pretende mudar a cultura em relação ao gasto, incentivando a elaboração de projetos que possam ser firmados através de convênios constantes no Orçamento Geral da União (OGU) – que este ano podem liberar R$ 338 milhões ao Rio Grande do Sul. 

Ou seja, os gestores serão capacitados a identificar fontes de recursos e a produzir projetos que se adequem de forma a consegui-los, usufruindo assim de todas as verbas que a União disponibiliza aos Estados. A partir desta captação, o Estado terá maior volume de recursos para a cobertura de investimentos em serviços sociais. Também vai evitar o esgotamento dos recursos do Tesouro.  

Além dos secretários de Estado da Fazenda, Odir Tonollier, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e do Subsecretário do Tesouro, Felipe Rodrigues, estarão presentes no evento presidentes de fundações e autarquias. Diretores administrativos e financeiros e equipes técnicas de planejamento, orçamento, finanças e captação de recursos são o público-alvo do evento, que deve reunir cerca de 150 pessoas.

“Nossos gestores precisam estar atentos à racionalização do gasto público, captação e viabilização de recursos externos”, explica o secretário da Fazenda, Odir Tonollier. “Tudo o que puder ser feito para mobilizar o Estado a buscar recursos federais e viabilizar investimentos será feito”, acrescenta.  

Conforme a coordenadora das Oficinas de Reeducação para o Gasto Público e Sustentabilidade do Estado, Márcia Martins, o mapeamento dos recursos disponíveis no OGU ficou por conta do Departamento de Captação de Recursos e Preparação de Projetos (Decap), da Seplag.  Já a parte de assessoria e orientação sobre o orçamento e finanças está sob responsabilidade da equipe do Tesouro (Sefaz).

 

                O encontro será realizado no Auditório do Centro Cultural Érico Veríssimo – Prédio Força e Luz, localizado na Rua Andradas 1.223. Abaixo, o cronograma de horários e atividades:

 

14h: Abertura

Odir Tonollier, Secretário da Fazenda (SEFAZ)

João Motta, Secretário do Planejamento (SEPLAG)

Felipe Rodrigues, Subsecretário do Tesouro (SEFAZ)

Márcia Martins e Paulo Arraché (Coord. Oficinas)

 

14h30min: A política de Desenvolvimento do RS

Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG)

 

15h: Captação de Recursos

Secretaria da Segurança (SSP)

 

15h30min: Prioridades de Ação

Secretaria da Educação (SEDUC)

 

16h: Prioridades de Ação

Secretaria da Saúde (SES)

 

16h30min: Agradecimentos e confraternização

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda