Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governador anuncia medidas de estímulo à pecuária familiar e à suinocultura em Esteio
RSS
Notícias
Publicação:

Governador anuncia medidas de estímulo à pecuária familiar e à suinocultura em Esteio

Governador anuncia medidas de estímulo

 à pecuária familiar e à suinocultura em Esteio

 

     Acompanhado de secretários e prefeitos, o governador Tarso Genro oficializou nesta terça-feira (30), no Parque Assis Brasil, em Esteio, a instalação da sétima edição da interiorização do Executivo. Durante a cerimônia, realizada na Expointer, foram apresentadas medidas para estimular o desenvolvimento do Estado. Além da redução dos juros de crédito para custeio da pecuária familiar, regulamentação do setor e gratuidade da vacina antiaftosa aos pecuaristas familiares, o governador anunciou a prorrogação da isenção de ICMS aos suinocultores e aos produtos da agricultura familiar para a compra de merenda escolar pela Secretaria da Educação.

     Com o Salão Internacional lotado, o governador lembrou que a interiorização tem como objetivo a concentração de esforços para o encaminhamento de questões relacionadas à região. Tarso ressaltou que o Estado tem uma grande produção de gado de corte e de leite. "A pecuária familiar tem uma extensão bastante significativa e precisa de uma política específica não só para a sua qualificação tecnológica ou comercialização, mas para a melhoria do seu rebanho", comparou.

     Preocupado com as dificuldades de exportação da carne gaúcha, Tarso anunciou, ainda, que a Secretaria da Agricultura fornecerá sêmen de gado de alta linhagem para inseminação artificial aos pecuaristas familiares. Conforme o governador, a ‘transfusão tecnológica servirá para qualificar o setor. "Temos uma diferença de qualidade da nossa carne que prejudica muito as nossas exportações", frisou.

     O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi elogiou a iniciativa de ‘deslocar o Palácio Piratini até município. "É importante porque aproxima as cidades do Governo e serve para demonstrar as ações do Executivo. Nós também temos oportunidade de apresentar as nossas demandas como a duplicação da RS-118, a necessidade de financiamento para a pavimentação das vias dos transportes coletivos e a ampliação de alfabetização de jovens e adultos", acrescentou.

 

Merenda Escolar
A respeito da assinatura do decreto que isenta de ICMS os produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou que o Governo do Estado "demonstrou o compromisso para o desenvolvimento da agricultura gaúcha, quando lançou o Plano Safra do Estado, em julho, com um conjunto de programas como a isenção do ICMS para a alimentação escolar. Esta é uma importante iniciativa para o desenvolvimento das agroindústrias familiares e cooperativas" afirmou.

Já para o secretário adjunto da Secretaria da Fazenda , André Paiva Filho, a alteração do ICMS da merenda escolar, discutida e aprovada no âmbito do Confaz, não trará benefícios apenas aos agricultores familiares. "Além da perspectiva familiar, este decreto vai auxiliar Prefeitura e Estado na hora da compra. Os prefeitos poderão comprar mais alimentos com a isenção de ICMS", ressaltou.

 

Texto: Felipe Bornes Samuel

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda