Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sistema Custos-RS é apresentado aos gestores da Seduc
RSS
Notícias
Publicação:

Sistema Custos-RS é apresentado aos gestores da Seduc

Sistema Custos-RS é apresentado aos gestores da Seduc

 

    Foi realizado na manhã desta quarta-feira (14) evento para entrega das informações de custos aos gestores da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), geradas pelo Sistema Custos-RS, desenvolvido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).  Realizada no auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a cerimônia contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), André Paiva, a secretária adjunta da Secretaria da Educação (Seduc), Maria Eulalia Nascimento, e o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto. O Sistema Custos-RS é um projeto prioritário do Governo do Estado.

    Também participaram do evento a chefe de gabinete da Sefaz, Iria Salton Rotunno, o diretor administrativo da Seduc, Cláudio Sommacal, e a diretora de Logística e Suprimento da Seduc, Ana Claudia Figueroa. 

    O secretário adjunto da Fazenda, André Paiva, destacou que o projeto Sistema Custos-RS, que está sendo implantado na Seduc como piloto no Estado, é uma ferramenta básica e fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas. Ao falar sobre a mudança de um modelo orçamentário para o sistema de custos disse que “não devemos nos assustar com os bichinhos que poderão surgir”, referindo-se a possíveis resultados que possam aparecer com a análise de custos.

    O contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, disse que “este é um momento histórico”, ao explicar que o Rio Grande do Sul fica mais qualificado ao colocar o projeto em uso. “Não é um produto pronto e acabado, teremos que trabalhar mais alguns anos ainda”. Disse que é uma mudança de paradigma ao se deixar a questão orçamentária e entrar na análise de custos. O projeto será uma ferramenta para que os gestores possam fazer uma melhor gestão dos recursos materiais e financeiros do RS, finalizou ele.

    “Nos consideramos privilegiados por termos sido escolhido para ser piloto deste projeto. Ele será encarado como um desafio para termos uma boa gestão pública”, destacou a secretária adjunta da Seduc, Maria Eulália Nascimento.

    Na oportunidade, foi apresentado um breve histórico sobre a concepção e o desenvolvimento do sistema, abordando sua contextualização histórico-legal e suas funcionalidades e aplicações na busca da eficiência e melhoria da qualidade na gestão pública estadual. O projeto envolve inovação tecnológica, pois visa a desenvolver e implantar soluções de tecnologia da informação e comunicação, voltadas à gestão pública (custeio de produtos e serviços na administração pública) e inseridas no paradigma do Governo Eletrônico (e-gov).

    São também parceiros do projeto a Secretaria Geral de Governo (SGG), Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH).

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda