Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Artigo: Reajustes responsáveis e necessários, por Odir Tonollier
RSS
Notícias
Publicação:

Artigo: Reajustes responsáveis e necessários, por Odir Tonollier

Reajustes responsáveis e necessários

O governo do Estado concedeu, neste primeiro ano, aumento salarial para o magistério e para a segurança pública. Os demais reajustes terão efeitos a partir de 2012.

Os aumentos concedidos têm uma premissa básica para as categorias que representam as nossas prioridades, receberam aumentos acima da inflação. Os demais foram balizados pela variação da inflação. Nesse início de governo, foram necessárias algumas reestruturações de quadros de pessoal para áreas do Estado que estavam abandonadas. Tomamos as medidas necessárias para o Estado funcionar.

A política para a área de desenvolvimento também está contemplada na estratégia do governo. Em 2011, buscamos alternativas para melhorar a infraestrutura através de financiamentos que garantem um plano de obras rodoviárias consistente para os próximos três anos. Na saúde e educação, temos o compromisso de cumprir o que nunca foi cumprido.

Para o exercício de políticas públicas, precisamos de um Estado ágil e que dê respostas a essas prioridades. Nesse sentido, as atividades-meio devem ser austeras e profissionais e os servidores públicos são essenciais neste processo, para prestar serviços de qualidade.

O que fizemos até agora foi reforçar as áreas prioritárias. Agir com responsabilidade orçamentária e cumprir os compromissos com as instituições financiadoras dos nossos projetos. Mas não podemos depender somente de financiamentos, a nossa fonte primeira e mais importante é a nossa receita própria, que sustenta o Estado de forma permanente.

Nesse sentido, a qualidade, valorização e estabilidade dos servidores da Secretaria da Fazenda, por exemplo, têm papel importante na sustentação financeira e administrativa do Estado. Também aí encontramos concorrência de outras carreiras, inclusive de outros Estados.

Contamos com profissionais altamente qualificados, uma boa parte deles de uma nova geração, atentos às oportunidades e capazes de ingressar nas principais carreiras do Brasil. Da mesma forma, temos também profissionais mais experientes, que verdadeiramente vestem a camiseta da Fazenda, em todas as áreas.

Por fim, todos os reajustes concedidos até agora estão em perfeita consonância com as diretrizes do governo, de sustentabilidade fiscal, e representam 4,6% dos gastos com pessoal, restando ainda espaço para o segundo reajuste do magistério.

Odir Alberto Pinheiro Tonollier, Secretário Estadual da Fazenda.

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda