Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretaria da Fazenda lança site de Educação Fiscal nesta quinta-feira

Secretaria da Fazenda lança site de Educação Fiscal nesta quinta-feira

Secretaria da Fazenda lança site

de Educação Fiscal nesta quinta-feira

Para marcar a data, a Sefaz vai promover o lançamento de concurso de redação destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio. Também serão abertas as inscrições de curso voltado a disseminadores de educação fiscal. Na sequência, os presentes serão convidados pelos alunos da escola a participar do joguinho Trilha da Cidadania.

Participam do evento o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maria Luíza da Cunha Sedrez, e o prefeito municipal, Percival Souza de Oliveira.

Além do site totalmente repaginado, que será exibido no endereço http://www.educacaofiscal.rs.gov.br/, a Sefaz estreia nas redes sociais por meio do Twitter (@educfiscalrs) e do Facebook (Programa de Educação Fiscal RS). O uso da Internet é mais uma ferramenta que contribui para o crescimento da participação da sociedade ao debate público e que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania.

"Nosso intuito é promover a conscientização do cidadão sobre os direitos e deveres relativos aos tributos e à aplicação dos recursos públicos", explica o coordenador da Assessoria de Promoção e Educação Tributária (Apet) da Sefaz, Alexandre Bortolini.

Programa de Educação Fiscal
O Programa de Educação Fiscal (PEF-RS) tem por objetivo propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado, levando à sociedade conhecimentos sobre a origem dos recursos públicos, através da tributação, e a importância da sua correta aplicação com políticas públicas eficientes.

No Rio Grande do Sul, o programa é resultado da parceria entre Sefaz e Secretaria de Educação (Seduc), que promovem cursos de formação para professores, capacitando-os a trabalhar os assuntos em sala de aula.

No âmbito da Sefaz, o PEF é coordenado pela Receita Estadual e, somente em 2011, capacitou 1.439 profissionais. Entre 2007 e 2010, 3.314 pessoas passaram pelo programa, nos seguintes cursos:

· Curso de Disseminadores de Educação Fiscal - 160 horas, modalidade à distância, com tutoria, em parceria com a ESAF.
· Formação de Tutores para a Educação Fiscal.
· Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação 120 horas, modalidade à distância, com tutoria, em parceria coma Escola Fazendária.
· Oficinas de Planejamento para Programas Municipais de Educação Fiscal.
· Oficinas de Elaboração de Projetos em Educação Fiscal.

Serviço
O que: Lançamento do site da Educação Fiscal e Concurso de Redação sobre Educação Fiscal
Quando: quinta-feira (14), 9h
Local: Escola Estadual Yara Ferraz Gaya, em Montenegro (rua Capitão Jacob Franzen, 61, Bairro São Pedro).
Contato: Assessoria de Imprensa Sefaz (51) 3214.5067 ou 8434.6955 (Tamara ou Glênio).