Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz organiza exposição “Histórico da construção e Obras de Restauro das Fachadas”
RSS
Notícias
Publicação:

Sefaz organiza exposição “Histórico da construção e Obras de Restauro das Fachadas”

Sefaz organiza exposição “Histórico da construção e Obras de Restauro das Fachadas”

A Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) abre, às 16h30 desta quinta-feira (5), um espaço especial para exposições e mostras de arte no saguão do prédio Mauá. Para marcar a nova fase do local, foi preparada a  exposição Histórico da Construção e Obras de Restauro das  Fachadas, com fotografias e demais materiais do prédio sede  da Sefaz, conhecido entre os servidores como o "Casarão". 

Serão expostos no local fotos antigas, placas de ruas circundantes e peças que foram retiradas da fachada do prédio durante o processo de restauro. Imagens fotografadas das obras de recuperação da fachada da Avenida Mauá e plantas antigas do prédio serão projetadas nas paredes. Também haverá quadros pintados por servidores, referentes ao tema. O espaço pode ser visitado em horário comercial até o dia 22 de outubro. 

Com localização privilegiada, próxima aos prédios do Margs, Santander Cultural, Arquivo Histórico e Casa de Cultura (e Cais do Porto, durante a Bienal), a Sefaz pretende colaborar com os artistas locais que poderão expor suas obras de arte no saguão (entrada oficial da Secretaria, construído na década de 1920, e que ainda mantém as características da época). Até o final de 2013 será feito edital para artistas inscreverem suas obras para exposição no local. 

O Casarão
O projeto inicial do prédio é datado do ano de 1913. Porém, as edificações gêmeas sofreram mudanças no projeto inicial, as quais podem ser comprovadas ao se observar fotografias e desenhos antigos. Em 1919, quando o prédio da Avenida Mauá foi iniciado, o projeto contemplava uma unidade de 2.200 m², divididos em dois andares. Abrigaria a Administração do Porto, a Mesa de Rendas, a Junta Comercial e a Repartição de Higiene.

De 1920 a 1927, as obras foram paralisadas duas vezes por problemas financeiros. Houve alterações no projeto: pisos de cimento armado, ao invés de madeira, foram acrescentados pórticos laterais, colunas, escadaria de granito e mais um andar para a Secretaria da Fazenda, a Mesa de Rendas da Capital, o Tesouro do Estado e o Banco do Estado. Em 1934, para ampliar o espaço físico do Banco do Estado, foram construídos mais dois andares. Foram retirados a cúpula e os relevos artísticos. Os dois prédios foram inaugurados em 1935. 

Em 1941, o Banco do Estado transferiu-se para sua sede própria. Em 1972, a Secretaria de Obras mudou-se para o Centro Administrativo. O prédio da Siqueira Campos passou a servir de sede para o Fórum Civil (até a década de 1990). Atualmente, os dois blocos estão interligados pelo pátio interno e por uma passarela no 5º andar.

Serviço 
O que: Histórico da construção e Obras de Restauro das Fachadas 
Onde: Sefaz (Avenida Mauá 1155). 
Quando: De segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Até 22 de outubro.

Texto: Tamara Hauck
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda