Sefaz disponibiliza Espaço Cultural para exposições artísticas
Sefaz disponibiliza Espaço Cultural para exposições artísticas
Mais uma área para exposições artísticas é criada em Porto Alegre. Trata-se do Espaço Cultural da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz), um ambiente permanente de exposições artísticas, localizado no saguão de entrada principal do prédio-sede (Av. Mauá, 1155) e instituído em dezembro de 2013, por meio da Portaria Nº 120/2013. Inaugurado para uso interno em 5 de setembro de 2013, quando foi lançada a mostra Histórico da Construção e Obras de Restauro das Fachadas, realizada por fazendários, o espaço agora está aberto também para artistas externos.
Interessados em participar da próxima exposição deverão enviar requerimento para a Sefaz até o dia 30 de abril, pelo e-mailespaco.cultural@sefaz.rs.gov.br ou para a sala 401B do “Casarão” (prédio da Sefaz – Av Mauá, 1155), onde podem ser obtidas mais informações. O requerimento deve ser acompanhado do currículo resumido do artista, de cinco fotos de obras recentes (tamanho 10x15cm), dos dados técnicos das obras a serem expostas e de uma breve explanação sobre a temática proposta. Os pedidos que atenderem a tais requisitos serão submetidos à apreciação da Comissão de Seleção, integrada por três servidores da Sefaz.
A montagem, a comercialização e a retirada das obras, bem como a divulgação da exposição, serão de inteira responsabilidade do expositor. Pelo uso das instalações do Espaço Cultural, o expositor doará ao acervo da Sefaz uma obra, escolhida a seu critério, dentre aquelas que se encontrarem em exposição.
Conforme a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 18 de dezembro (páginas 14 e 15), o Espaço Cultural foi criado dada a “importância institucional de promover e divulgar a cultura artística em geral, de forma a proporcionar o contato direto dos servidores, tanto como apreciadores quanto como participantes nas exposições, além de ampliar os espaços artísticos locais para a comunidade receber manifestações artísticas produzidas no RS e nos demais estados brasileiros”.