Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Índice de Vendas do Comércio (IVC) mostra que Varejo desacelerou enquanto Atacado tem recuperação

O comércio gaúcho encerrou março de 2014 com uma queda real de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e a Fecomércio-RS a partir de dados fornecidos pela Sefaz. O IVC foi lançado nesta segunda-feira (02), durante encontro com a imprensa na sede da Fecomércio-RS com a participação do presidente da entidade, Zildo De Marchi, o presidente da FEE, Adalmir Marquetti e o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Newton Guaraná. O material completo pode ser acessado em http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/IVCmar2014.pdf .

A contração no mês é explicada pelo comportamento das vendas no varejo, que apresentou recuo de 3,9%, especialmente em função da menor quantidade de dias úteis no mês, associado ao cenário de expansão mais lenta da economia no período recente. O comércio atacadista, por sua vez, teve uma alta real de 2,1% na comparação com março de 2013.

No acumulado do ano, o setor de comércio registra uma expansão real de 3,5%, puxada principalmente pelo crescimento do comércio atacadista (4,7%), enquanto o comércio varejista apresentou desempenho mais tímido (2,3%) na mesma base de comparação. Em 12 meses, verifica-se um crescimento do comércio varejista de 3,0% e do comércio atacadista de 3,7%, totalizando um crescimento de 3,3% nas vendas do comércio. Entretanto, enquanto o comércio varejista mostra estabilidade na taxa de crescimento com sinais recentes de desaceleração, o comércio atacadista apresenta uma trajetória de recuperação, depois de registrar taxas de crescimento negativas, nessa base de comparação, por grande parte de 2013.

Entre as oito atividades do comércio atacadista pesquisadas pelo IVC, quatro apresentaram expansão em março, com destaque para o segmento de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (10.2%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu no setor de Produtos Intermediários Industriais (-6,5%) e de Mercadorias em Geral (6,0%). No acumulado do ano, novamente o destaque positivo foi o setor de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (13,3%). Em 12 meses, apenas duas atividades apresentaram queda, com ênfase para o setor de Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-0,6%), devido sua grande importância para o setor.

No comércio varejista, entre as nove atividades que compõem a pesquisa, apenas três tiveram crescimento: Combustíveis e Lubrificantes (6,4%), Materiais de Construção (6,2%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (2,4%). O ramo que mais contribuiu para a queda do indicador em março de 2014 foi o de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (-12,3%), seguido de Produtos Alimentícios, Bebida e Fumo (-6,1%). No acumulado do ano, quatro atividades do comércio varejista apresentaram redução de desempenho, com destaque para Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (-9,3%). Pelo lado positivo, a maior alta ocorreu no setor de Combustíveis e Lubrificantes (9,1%).