Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz promove 8º Seminário de Orientação ao Gestor Público

Sefaz promove 8º Seminário de Orientação ao Gestor Público

O 8º Seminário de Orientação ao Gestor Público, promovido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), foi realizado no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na tarde de quarta-feira (15). Com a presença de cerca de 230 servidores estaduais, foram abordadas questões como atribuições e atuação da Cage e do TCE e instruções sobre os processos de prestação e de tomada de contas.

Na abertura do encontro, o secretário adjunto da Sefaz, André Paiva reiterou que evento já está consolidado e destacou a importância dos órgãos parceiros e das lideranças que atuam do setor público para o aperfeiçoamento da gestão. "São os gestores que dão efetividade às políticas públicas", enfatizou. Sobre a efetividade, afirmou ser esse o maior desafio da administração pública: "Precisamos buscar alternativas para, com os mesmos recursos, dar mais respostas, buscando que os serviços públicos cheguem à excelência", finalizou.

O contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, falou sobre os avanços conquistados a cada edição do evento. O primeiro seminário, ocorrido em fevereiro de 2011, buscou, segundo ele, a aproximação com os gestores e a inserção da prática da orientação. A partir de então, a proposta começou a ser repetida semestralmente, contando, hoje, com grande respaldo, bom público e novos temas. "Neste oitavo seminário, o objetivo persiste, mas incluindo tanto o controle interno quanto o controle externo", resumiu. Luiz Paulo agradeceu, por fim, a presença de todos, a contribuição dos palestrantes, o apoio da Sefaz e, também, a cooperação e parceria do TCE em prol do controle público.

Palestras
Na sequência, foram proferidas quatro palestras. O diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado do RS, Valtuir Pereira Nunes, falou sobre contas de governo e contas de gestão na esfera estadual; Marcelo Spilki, chefe da Divisão de Controle da Administração Indireta, e Alberto Araguaci da Silva, chefe da Divisão de Controle da Administração Direta, orientaram sobre a tomada de contas nas administrações indireta e direta, respectivamente; e Rogério da Silva Meira, adjunto da Cage, encerrou o dia abordando a prestação de contas do governador. As atividades foram concluídas com uma sessão de perguntas.

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa o secretário adjunto da Sefaz, André Paiva, o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, o diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado do RS, Valtuir Pereira Nunes, o representante do procurador-geral de Justiça em exercício,  Ivory Coelho Neto,  Cesar Luis de Araújo Faccioli, e o representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Antônio Behrensdorf Gomes da Silva.