Fazenda apresenta ao BID resultados de programa financiado ao Estado
Fazenda apresenta ao BID resultados de programa financiado ao Estado
"Com certeza, no futuro teremos o banco como parceiro em iniciativas que visem a superar os problemas estruturais e a nos aproximar do equilíbrio fiscal", disse o secretário Giovani Feltes - Foto: Divulgação/Sefaz - Download HD (2,98 MB)
As ações e os resultados alcançados em projetos de melhoria na gestão fiscal e de apoio à irrigação para enfrentar períodos de estiagem foram apresentados ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) na manhã desta quinta-feira (14), durante seminário de encerramento do Proconfis II - Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do RS. Com financiamento total de R$ 457,7 milhões (US$ 200 mil contratados), o programa buscou melhorar o desempenho do PIB gaúcho com mecanismo para ampliar a arrecadação e o controle sobre o gasto público.
Na avaliação do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, a apresentação dos resultados obtidos abre perspectivas para novas operações com o BID. "Com certeza, no futuro teremos o banco como parceiro em iniciativas que visem a superar os problemas estruturais e a nos aproximar do equilíbrio fiscal", destacou. O chefe da missão do BID, Gustavo Mendes, e a coordenadora fiscal do BID no Brasil e responsável pelo Proconfis II, Cristina MacDowell, acompanharam o seminário.
O Proconfis II foi executado ao longo do ano passado, envolvendo as secretarias da Fazenda, de Meio Ambiente, Agricultura e a PGE. Os programas de irrigação foram financiados com o propósito de estimular as culturas sazonais, que são as mais suscetíveis aos períodos prolongados de falta de chuva.
A apresentação dos relatórios contou também com as presenças do secretário adjunto da Fazenda, Luís Antônio Bins, do subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos, do titular da Controladoria-Geral do Estado (Cage), Álvaro Fakredin, e do representante do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher.