Feltes ressalta o papel do imposto para políticas em favor da justiça social
Na abertura do Fórum de Cidadania e Educação Fiscal, na tarde desta terça-feira (14), em Porto Alegre, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, destacou o quanto o resultado da arrecadação tributária define as políticas públicas em favor das camadas mais necessitadas da população. "Não existe sociedade organizada sem a presença do Estado como instrumento de justiça social, em especial na sua capacidade de produzir ações para atender aos anseios do cidadão", declarou.
O Fórum foi realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com a finalidade de acentuar a consciência do cidadão em relação ao papel dos tributos como um instrumento utilizado para promover mudanças. Foi apresentada oficialmente a nova composição do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/RS), reunindo representantes das secretarias da Fazenda e da Educação e que será coordenado pela auditora fiscal Marcia Helena Nery Martins.
A formalização das atividades do GEFE/RS marca a retomada de ações junto à rede estadual de ensino. Presente no evento, o secretário adjunto da Educação, Luiz Antônio Alcoba de Freitas, ressaltou o fato de a cidadania fiscal estar entre as metas prioritárias do Plano Estadual de Educação, recentemente sancionado pelo governador José Ivo Sartori.