Situação previdenciária do RS é apresentada em ciclo de palestra da Uergs
A Reforma da Previdência sob a ótica do Estado foi o tema da palestra do subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, nesta segunda-feira (19) durante o ciclo de palestras “Reforma da Previdência – impactos e consequências” organizado pela Universidade Estadual do RS (Uergs).
Durante a palestra, Jatene lembrou que a situação previdenciária do Rio Grande do Sul é considerada uma das piores do país. “Nos últimos dez anos, o Estado precisou dispor de R$ 99 bilhões para cobrir o déficit previdenciário. Para 2019, as projeções apontam que o número deve chegar a R$ 12,3 bilhões para complementar o pagamento de aposentadorias e pensões”, ressaltou.
O Rio Grande do Sul tem atualmente mais de 60% dos vínculos de servidores em inativos e pensionistas. Segundo o subsecretário Jatene, o governo vem promovendo mudanças e ajustes fiscais necessários para o equilíbrio das finanças, “mas é preciso avançar também na reforma da previdência”.
Abertas ao público, o objetivo das palestras é debater os impactos nas contas públicas, alternativas e a visão do Estado sobre o tema. O ciclo é promovido pelo curso de Administração Pública da Uergs, sob a coordenação do professor Ricardo Garcia, com a colaboração das bolsistas Valéria Schramm e Victoria Valle.
Texto: Ascom Fazenda