Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Tecnologia desenvolvida por Receita Estadual e Procergs é reconhecida pela Segurança Pública
RSS
Notícias
Publicação:

Tecnologia desenvolvida por Receita Estadual e Procergs é reconhecida pela Segurança Pública

sefaz premio seguranca
Criado em 2017, o CMV é uma solução que utiliza tecnologias que permitem a leitura de placas de veículos em tempo real, tendo sido desenvolvido inicialmente para uso em ações de fiscalização tributária - Foto: Divulgação/SEFAZ

A criação do Sistema de Controle e Monitoramento de Veículos (CMV), fruto de trabalho conjunto entre Receita Estadual e Procergs, foi reconhecida durante a realização do 2º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Brigada Militar, realizado ontem, 25, na PUCRS, em Porto Alegre. Na ocasião, os auditores-fiscais Guilherme Comiran e Luiz Roberto Nunes receberam a Medalha de Serviços Distintos da Brigada Militar pelo sucesso da iniciativa.

Criado em 2017, o CMV é uma solução que utiliza tecnologias que permitem a leitura de placas de veículos em tempo real, tendo sido desenvolvido inicialmente para uso em ações de fiscalização tributária, viabilizando uma atuação mais seletiva e assertiva. Alguns exemplos de sua aplicabilidade são o monitoramento do trânsito de mercadorias (cargas e documentos fiscais) e as chamadas “blitze inteligentes” do IPVA, nas quais são disparados alertas conforme os gatilhos programados e apenas os veículos com irregularidades ou pendências são parados.

Em pouco tempo de atuação, o potencial da ferramenta despertou interesse em outras áreas do Estado, com destaque para a Segurança Pública. A construção de parcerias, como por exemplo na criação do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), fez com que o CMV passasse a ser utilizado de maneira integrada e colaborasse significativamente, desde então, para uma série de ações na área. “Quem ganha, em última análise, é o cidadão, já que a segurança pública atinge diretamente a população”, destaca Guilherme Comiran, um dos homenageados na cerimônia.

Atualmente, o mecanismo é imprescindível para a viabilização do chamado “cercamento eletrônico” do Rio Grande do Sul, tendo como funcionalidades a identificação de automóveis em situação de furto ou roubo, a geração de estatísticas e de mapa de calor para ações de inteligência, indicações georreferenciadas para rastreamento e painéis para monitoramento das ocorrências detectadas.

 

O CMV

O CMV é integrado ao Sistema ONE (Operador Nacional dos Estados), criado em 2014. Os equipamentos SLD (Sistemas de Leitura de Dispositivos) e as câmeras OCR (Optical Charter Recognition) realizam a leitura das placas dos veículos, verificando automaticamente a respectiva situação nos sistemas por meio de uma malha de filtros e gatilhos. Após, são transmitidos alertas automatizados para os responsáveis.

 

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda