Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Equipe de Monitoramento de Novas Inscrições completa um ano
RSS
Notícias
Publicação:

Equipe de Monitoramento de Novas Inscrições completa um ano

Uma das novas áreas no atendimento da Receita Estadual completou um ano de atividade no fim de setembro, trata-se da Equipe de Monitoramento de Novas Inscrições. De forma estruturada e usando o Bussiness Intelligence, o trabalho tem acompanhado o comportamento das Inscrições Estaduais durante o primeiro ano, desde a sua concessão.

Em um ano de atuação, foram analisadas 603 inscrições, sendo esse valor equivalente a 3% das inscrições concedidas no período. A equipe responsável pelo monitoramento de novas inscrições de todo o Estado, atua de forma integrada com a Delegacia do Trânsito de Mercadorias, com as equipes de Atendimento, e também, com as equipes volantes de todas as Delegacias.

A utilização do painel do Business Intelligence dentro da Receita Estadual, tem o papel de otimizar falhas de maneira inteligente/automatizada. Construído e continuamente em desenvolvimento pela equipe da Divisão de Tecnologia e Informações Fiscais, os indicadores pré-definidos, apontam as Inscrições Estaduais com maior risco de fraude para análise. Desse modo, estima-se, em razão das fraudes identificadas e tratadas, que foram evitadas perdas na arrecadação do ICMS em torno de R$ 80 milhões.

Para o próximo ano de atividades, a Receita Estadual pretende evitar cada vez mais as perdas de ICMS em razão dessas fraudes, e com isso contará com o Projeto de Data Science: novas métricas e indicadores para aumentar a eficiência dos indícios. Além desta iniciativa, já está em andamento o projeto de redesenho do fluxo de monitoramento, para maior controle e adequação à nova realidade de Grupos Especializados Setoriais e Delegacias. E por fim, há também as propostas de alteração na legislação encaminhadas para facilitar o processo de baixa e encurtar o tempo entre identificação e tratamento para casos de potencial fraude.

 

tabela monitoramento inscrições números

(1) Representa o % do total de inscrições analisadas que resultam em baixo de ofício (BO); (2) Representa o % das inscrições baixadas que foram reativadas ou tiveram baixa cancelada por recurso deferido do contribuinte; (3) Representa o % dos indícios confirmados que resultaram em baixa de ofício, sem haver reativação; (4) Representa o % dos indícios confirmados que, apesar de alguns não resultarem em baixa, indicam prováveis irregularidades sujeitas a futuras ações fiscais.

 

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda