Cartilha editada pelo Tesouro facilita compreensão sobre o tema das finanças públicas
Temas como a dívida fundada, qualidade do gasto, déficits orçamentários, rombo da previdência e outros temas das finanças públicas tratadas numa linguagem simplificada e de fácil compreensão mesmo para quem não é especialista na área. É com este objetivo que o Tesouro do Estado divulga periodicamente a Cartilha das Finanças Gaúchas, uma publicação infográfica que busca despertar na população maior interesse sobre um assunto que se reflete no cotidiano de cada cidadão. “A ideia central da Cartilha é traduzir questões técnicas em uma informação isenta e ao alcance de todos, sem a influência de qualquer viés ideológico”, salienta o subsecretário do Tesouro, Leonardo Maranhão Busatto.
A partir deste ano, a publicação passou a ser divulgada apenas por meio eletrônico, sendo distribuída entre os servidores públicos, parlamentares, outros poderes e órgãos de Estado, entidades de classe e fornecedores. O material igualmente está disponível ao público no site da Secretaria da Fazenda. A apresentação visual também evoluiu, agregando infográficos que facilitam o entendimento sobre as finanças públicas.
Busatto ressalta que a iniciativa ajuda a ampliar a transparência sobre o destino do dinheiro. “É uma maneira bastante didática sobre a situação de desajuste histórico das nossas finanças e o que isso limita a capacidade do Estado em prover uma melhor segurança, saúde, educação e a sua capacidade de investir em obras”, acrescenta o subsecretário do Tesouro. Desde a sua primeira edição, em 2012, a Cartilha já abordou assuntos como o pagamento de RPV´s (Requisições de Pequeno Valor), dívida fundada, o destino dos impostos, despesas com o salário dos servidores, os desafios diante dos déficits financeiros recorrentes, a situação da Previdência Pública, entre outros.