Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Novo painel disponível no Receita Dados detalha evolução da atividade econômica setorial no RS
RSS
Notícias
Publicação:

Novo painel disponível no Receita Dados detalha evolução da atividade econômica setorial no RS

Print dos indicadores econômicos no site da Receita Dados
É possível fazer consultas sobre atividade econômica dos principais setores da indústria, em novos painéis. - Foto: Arte Ascom Fazenda

O Receita Dados, portal de transparência da Receita Estadual, conta com novos painéis informativos sobre a atividade econômica dos principais setores da indústria, atacado e varejo do Rio Grande do Sul. As informações são atualizadas conforme consultas a base de dados das declarações fiscais e aos sistemas de inteligência do fisco, ficando disponíveis para toda a população.

Ao acessar, o usuário pode escolher a atividade, o setor de interesse e também o tipo de operação (interna, de outra Unidade da Federação ou do exterior), observando graficamente a evolução das compras e das vendas por mês, por meio do valor da variação do valor acumulado nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Deste modo, consegue-se obter uma visão da evolução das operações no médio prazo. A consulta está disponível no menu “Painéis”, item “Indicadores Econômicos” do Portal (clique aqui). Em virtude do processamento e tratamento dos dados, os números de um mês são publicados aproximadamente 45 dias após a conclusão do período. 

A novidade faz parte da agenda Receita 2030, que consiste em 30 iniciativas para modernização da administração tributária gaúcha. Um dos eixos do programa é focado no desenvolvimento econômico do Estado e prevê as iniciativas “Assessoramento na Política Tributária”, “Desenvolve RS” e “Indicadores Econômicos da RE”. Nesse contexto, um dos objetivos é aprofundar os estudos econômicos e as análises setoriais, robustecendo o processo de tomada de decisão nas questões tributárias, além de incrementar a transparência, disponibilizando mais informações à sociedade.

“Temos uma enorme quantidade de dados à disposição do fisco e estamos, cada vez mais, ampliando sua utilização e disponibilização. A visão setorial, por exemplo, é essencial para analisarmos a economia local e tomarmos decisões no âmbito tributário que contribuam para o desenvolvimento do Estado, o que é ainda mais importante nesse cenário de pandemia”, destaca Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual. 

 

Novidades no Receita Dados

Os dados sobre a atividade econômica setorial fazem parte de uma série de novidades que vêm sendo implementadas pela Receita Estadual no Receita Dados. O objetivo é incrementar, cada vez mais, a transparência e a disponibilização de informações estratégicas para a tomada de decisão do Governo do Estado. Alguns dos exemplos recentes são a disponibilização de novos painéis sobre o preço médio e o consumo de combustíveis e a divulgação quinzenal do Boletim sobre os impactos da Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes do ICMS. O conjunto de melhorias, que prevê também a reformulação e a modernização do Portal, está relacionado a algumas iniciativas da agenda Receita 2030, que consiste em 30 iniciativas para modernização da administração tributária gaúcha.

 

Para acessar o Receita Dados e conferir informações diárias e em tempo real sobre arrecadação, documentos eletrônicos, combustíveis, entre outros, clique aqui.

 

Para conferir os painéis sobre atividade econômica setorial, clique aqui

 

Texto: Ascom Sefaz/ Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda