Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Concluída fase de diagnóstico do Projeto de Reestruturação da Cage
RSS
Notícias
Publicação:

Concluída fase de diagnóstico do Projeto de Reestruturação da Cage

Arte gráfica
- - Foto: Divulgação/Sefaz

A primeira fase do Projeto de Reestruturação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), para elaboração de diagnóstico, foi concluída em 28 de fevereiro, com o fim do prazo estabelecido para resposta à pesquisa de percepção dos gestores públicos sobre a sua atuação. Foram obtidas 51 respostas aos aspectos estratégicos e táticos submetidos à avaliação das autoridades máximas e diretores de todos os órgãos e entidades estaduais. Desenvolvida pela equipe diretiva da Cage, ao longo do 2º semestre de 2020, a pesquisa aplicada por meio de formulário digital, foi lançada em janeiro deste ano.

Também na fase de diagnóstico, em etapa anterior do Projeto, foram realizadas 32 reuniões virtuais com a participação de 120 servidores (auditores e técnicos), entre outubro de 2020 e fevereiro deste ano. Nesse espaço de escuta, em que estiveram presentes o contador e auditor-geral do Estado, Rogerio da Silva Meira, e adjuntos da Cage, os participantes convidados atenderam à proposta dos encontros, cujo objetivo era oportunizar um espaço de fala acolhedor, para apontamento de problemas e oportunidades de melhorias em relação aos processos internos, metodologia de trabalho e estrutura da Cage.

Em paralelo à fase interna de diagnóstico, a Cage se submeteu à avaliação externa de sua estrutura promovida pelo Banco Mundial e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A iniciativa coordenada pelo Banco Mundial consiste num amplo estudo realizado junto aos órgãos de controle interno da federação, cuja metodologia aplicada se baseou nos modelos COSO I (Internal Control Framework) e IA-CM (Internal Audit Capability Model).

A conclusão da primeira fase do Projeto de Reestruturação, idealizado em 2019, além da execução do diagnóstico da Cage, promoveu a integração e a aproximação do Gabinete aos demais servidores, superando até mesmo a barreira da distância física. “Desde o início da atual gestão, os servidores ansiavam em experimentar um processo de rediscussão da organização e do funcionamento da Cage”, referiu Meira.

Na segunda fase do projeto, que envolverá a participação do quadro de pessoal da Cage, estão previstas a validação e priorização dos problemas levantados, através da análise e tratamento das informações coletadas pela Assessoria de Planejamento durante as reuniões, e obtidas na pesquisa. Também as sugestões e propostas de melhorias apresentadas, inclusive por gestores, serão incluídas como contribuição aos estudos e debates que serão realizados no decorrer desta etapa.

 

Texto: Ascom Sefaz/ Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda