Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Entrega de painel do aplicativo Cage Gerencial ao BID consolida o cumprimento de meta do Profisco II
RSS
Notícias
Publicação:

Entrega de painel do aplicativo Cage Gerencial ao BID consolida o cumprimento de meta do Profisco II

-
- - Foto: Divulgação/Sefaz

Em encontro virtual, realizado no último 15 de setembro, auditores da Cage apresentaram à representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o painel de gerenciamento de processos administrativos, disponível no portal Cage Gerencial. Tal painel corresponde à entrega de um dos marcos contratuais acordados entre a Cage e o BID para o acompanhamento do financiamento Profisco II.

Ana Lucia Piva Dezolt, especialista sênior em Gestão Fiscal do BID no Brasil, considerou a entrega “muito acima da expectativa”. Ela visualizou potencial de aplicação da ferramenta não só no âmbito da Sefaz, mas também em outros órgãos do governo estadual. Pelo que foi apresentado, avaliou, Ana Lucia, “pode se chegar num momento em que o governador acesse um painel e tenha um retrato do Estado, com o seu planejamento de governo”.

Dois pontos foram destacados na apresentação do auditor Felipe Augusto Müller Thiesen, da Divisão de Informações Estratégicas da Cage, o controle de tempo de execução dos processos e atividades, disponível na seção “Tempos” e os reportes de satisfação dos usuários que utilizam a ferramenta. São utilizados os metadados do sistema Proa - Processos Administrativos Eletrônicos para montar o painel de monitoramento de processos administrativos, no Cage Gerencial. “Um dos objetivos iniciais é criar essa ferramenta e a partir disso fomentar a utilização sempre que se fizer algum trabalho, seja de análise de processos, e até mesmo de mapeamento de processos”, disse Felipe. 

O auditor Guilherme das Neves Teixeira fez um apanhado geral da trajetória do Cage Gerencial, projetando os próximos passos. “Hoje, nós estamos utilizando dados que estão setorizados em diferentes sistemas do Estado e disponibilizando informações, de maneira simples e organizada, para toda a administração pública utilizar na melhoria de seus processos”. Informações em relação à execução da despesa orçamentária, orçamento e arrecadação já constam para consulta dos usuários, assim como a visão do andamento dos processos administrativos em tramitação no Estado.  Dados do sistema de licitações compõem a próxima adição planejada pela DIE.

Devido à limitação de quantidade de acesso ao Cage Gerencial, a Cage está com processo em andamento para contratação de licença, visando o aumento no número de usuários habilitados para uso do sistema. Conforme Guilherme, está em tratativa a compra de uma licença que, a partir de uma máquina central, distribuirá os painéis do Cage Gerencial para um número irrestrito de usuários, no âmbito da administração pública, ampliando o alcance para além das funções de diretores administrativos das secretarias do Estado e dos Grupos Setoriais de Custos, das administrações direta e Indireta, chegando em todos os níveis de governança e gestão.

 

Texto: Ascom Sefaz/ Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda