Equipes foram premiadas pelo desafio Datathon RS
Na última sexta-feira (6), ocorreu a premiação do desafio Datathon RS. A divulgação do resultado ocorreu à tarde no RS Innovation Stage, dentro do South Summit. Por uma questão de empate, o prêmio foi dobrado e duas equipes garantiram o primeiro lugar: Sohr, com a solução Faz a Lista, e Finder, com a solução Bairro Finder.
Segundo a gerente da Divisão de Ciência de Dados da Procergs e jurada do Datathon, Fernanda Petrarca, os critérios adotados para estabelecer os vencedores foram a escolha de modelo de negócio, possibilidade de implementação da solução, criatividade e qualidade.
Como premiação, os vencedores garantiram mentorias da Procergs, participação nos eventos do Instituto Caldeira, sessões com especialistas do Cappra Institute for Data Science e mentorias com o Subsecretário da Receita Estadual e sua equipe técnica, sobre sistemas de informações da administração tributária do Rio Grande do Sul.
O desafio lançado pelo Datathon RS foi explorar o potencial dos dados do Menor Preço, aplicativo que possibilita a consulta de preço de vários itens e verifica onde ele está mais barato. A iniciativa foi promovida pela Receita Estadual, pela Procergs e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e contou com o apoio do Instituto Caldeira, do Instituto Cappra e do Banrisul.
O diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul, Jorge Krug, participou da entrega dos certificados a Bruno Henrick Silveira, da Sohr, e João Gomes Ilha, representante da Finder. “O Banrisul abriu as portas da sede física do BanriTech para a realização deste desafio e apoiou com mentorias. Acreditamos na inovação como alavanca para o desenvolvimento. Aproveito para reconhecer o trabalho do nosso time, que trabalhou ao lado das startups”, destacou Krug.
“O Datathon oportunizou, por meio das equipes participantes, a proposta de diversas soluções para o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, com possibilidade de gerarmos impactos positivos para toda a sociedade. Ficamos muito satisfeitos com o resultado final e otimistas em, com isso, potencializar ainda mais essa ferramenta desenvolvida pela Receita Estadual em parceria com a Procergs", destacou Luis Fernando Crivelaro, subsecretário adjunto da Receita Estadual.
Texto: Procergs